Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Ciatalgia (dor ciática)

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

30 junho, 2022

Por:

A dor ciática costuma ocorrer quando há compressão ou inflamação no nervo isquiático, mais conhecido como nervo ciático

Chamada ciatalgia, a dor no nervo ciático é um sintoma decorrente de uma patologia do nervo ciático, sendo provocada principalmente pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que saem da coluna vertebral. Este é um desconforto que nasce na região lombar e irradia para os membros inferiores — muitas vezes, chegando até o pé —, podendo ser acompanhada de perda de sensibilidade e fraqueza muscular.

A causa de dores na coluna são diversas e a intensidade da ciatalgia pode variar muito caso a caso, podendo tanto ser leve (causando apenas desconforto ou queimação) como incapacitante (muitas vezes, impedindo até mesmo que o paciente se mantenha em pé). A dor ciática pode acometer homens ou mulheres e tende a ser uma manifestação mais comum conforme o indivíduo envelhece, uma vez que o desgaste das estruturas da coluna pode comprometer os nervos da região.

Entre em contato e marque sua consulta

O que é a dor ciática?

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que saem da coluna vertebral. Este nervo pode chegar a 2 centímetros de diâmetro e se inicia no final da coluna e passa pelos glúteos e parte posterior da coxa. Quando chega no joelho, o ciático se divide entre nervo tibial e fibular comum, chegando até os pés do indivíduo. Um paciente que sofre de ciatalgia pode sentir dor ao longo de todo esse trajeto.

Quando há compressão ou inflamação do nervo ciático, a ciatalgia se manifesta por meio de dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, além de dificuldade para manter a coluna ereta e desconforto ao andar. É importante destacar que nem todas as dores lombares que irradiam para os membros inferiores são causadas por dor ciática, sendo sempre necessário passar por uma avaliação médica para diagnóstico adequado do quadro.

Estatísticas sobre a dor ciática no Brasil

A Organização Mundial da Saúde estima que pelo menos 80% de toda a população já teve ou terá dor na coluna em algum momento de sua vida. A dor lombar é apontada como a segunda maior causa de consultas médicas no mundo, perdendo apenas para a dor de cabeça. A dor no nervo ciático é apenas um entre os diversos tipos possíveis de dor nas costas, necessitando sempre de acompanhamento médico especializado em coluna.

No que diz respeito especificamente à ciatalgia, estima-se que cerca de 40% da população sofra com o problema. Esta condição geralmente acomete mais mulheres do que homens, sendo mais frequente a partir dos 40 ou 50 anos de idade. A dor ciática pode se instalar de maneira abrupta ou lenta, geralmente de maneira unilateral, embora não seja uma regra: a bilateralidade do sintoma normalmente está associada a hérnias de disco ou a processos inflamatórios com compressão da medula.

Principais causas da ciatalgia

Qualquer condição que leve à compressão ou inflamação do nervo ciático pode desencadear a ciatalgia. A hérnia de disco é a principal causa de compressão neste nervo, mas outros possíveis causadores da alteração são:

  • Bicos de papagaio;
  • Espondilolistese;
  • Estenose lombar;
  • Tumores de coluna;
  • Traumas;
  • Osteoartrite;
  • Síndrome do músculo piriforme.

Entre em contato e marque sua consulta

Como aliviar a dor ciática?

Quem sofre de ciatalgia certamente está sempre em busca de maneiras de aliviar este desconforto que, muitas vezes, pode ser incapacitante e atrapalhar as atividades cotidianas do indivíduo. Entretanto, apelar para metodologias caseiras de aliviar a dor ciática, sem orientação médica, não é recomendado. Isso porque o sucesso do tratamento depende diretamente do diagnóstico adequado da condição.

A maioria dos casos de ciatalgia apresenta melhora significativa com o tratamento clínico adequado. O que o paciente pode fazer é adotar algumas medidas para evitar uma nova crise de dor ciática, tais como evitar o sedentarismo, controlar o peso corporal e estar atento à postura.

Sintomas da ciatalgia

Os sintomas característicos da dor ciática não necessariamente ocorrem ao mesmo tempo e podem variar bastante, com tendência de piora no período da noite. As principais manifestações incluem:

  • Dor que irradia da coluna lombar para a parte posterior da coxa e da perna;
  • Redução da força muscular;
  • Perda de sensibilidade ou diminuição dos reflexos na região afetada;
  • Sensação de formigamento na perna;
  • Sensação de choques elétricos ou queimação na região do glúteo e perna;
  • Aumento da dor ao tossir, espirrar ou se sentar.

Como é feito o diagnóstico de dor ciática?

Na maioria dos casos, a dor no nervo ciático é bastante característica e não demanda a realização de exames complexos para ser diagnosticada. Os exames complementares costumam ser solicitados para identificar o que pode estar causando o problema, auxiliando na orientação do tratamento mais adequado para aliviar a ciatalgia. Os principais exames solicitados são:

  • Radiografia;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética.

É possível prevenir a ciatalgia?

Não é possível prevenir completamente o aparecimento ou reaparecimento da dor ciática, mas algumas medidas de proteção da coluna podem ser eficazes para minimizar crises e reduzir as chances de desenvolver problemas que levem à inflamação ou compressão do nervo. As principais incluem:

  • Fortalecer os músculos das costas e abdômen;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, sempre com orientação profissional;
  • Controlar o peso corporal;
  • Na medida do possível, corrigir a postura e evitar ficar muito tempo sentado na mesma posição.

Agende já sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos

Agendar agora

Tratamentos para dor no nervo ciático

O tratamento da ciatalgia é preferencialmente conservador, sendo, inicialmente, indicado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de fisioterapia e repouso para casos de dor mais intensa. Com a crise de dor controlada, pode ser necessário adotar algumas medidas para promover a descompressão do nervo, como praticar atividades físicas e perder peso.

Cirurgia para dor ciática

A cirurgia para tratar ciatalgia é um recurso terapêutico indicado para casos em que o paciente não apresenta melhora a partir dos tratamentos conservadores. O procedimento normalmente é indicado quando o indivíduo continua sentindo dor, mesmo após 30 dias de tratamento, e a recuperação com fisioterapia não trouxe resolução após 3 meses de acompanhamento.

As técnicas cirúrgicas minimamente invasivas são sempre a primeira opção de metodologia cirúrgica para tratamento da dor ciática, cabendo ao neurocirurgião identificar o procedimento mais adequado às necessidades individuais do paciente.

Para saber mais a respeito da ciatalgia, bem como suas causas e formas de tratamento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein

Manual MSD