Caracterizada pelo deslocamento do disco intervertebral, esta lesão ocorre quando esta estrutura de amortecimento das vértebras está enfraquecida. Como consequência, o anel fibroso (camada mais externa do disco) se rompe e permite que o núcleo da estrutura seja projetado para fora de sua posição normal. Este processo forma uma protuberância que faz pressão nas estruturas nervosas da região e causa diversos desconfortos ao paciente.
A dor no nervo ciático é um sintoma que pode ser causado pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que saem da coluna vertebral. A intensidade da ciatalgia é muito variável, podendo tanto ser sentida apenas como uma queimação como se tornar incapacitante.
Caracterizada pela quebra de um dos ossos vertebrais, a fratura na coluna pode ser causada por fatores degenerativos, traumáticos ou patológicos. Em geral, qualquer acidente que resulte na aplicação de uma força capaz de ultrapassar a resistência mecânica de um osso pode causar fratura. Sempre que um indivíduo sofre uma queda ou acidente, é necessário conduzir uma investigação para verificar a ocorrência de fraturas.
Esta patologia caracteriza-se pelo crescimento anormal de uma saliência óssea ao redor das vértebras, sendo causada principalmente por processos de sobrecarga e desequilíbrio da coluna. A condição pode se tornar bastante dolorosa, afetando a qualidade de vida do indivíduo.