Conheça o currículo do neurocirurgião Dr. Lucas Vasconcellos
Formação acadêmica e titulação
- 1999-2004: Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo;
- 2005-2009: Residência Médica em Neurocirurgia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo;
- 2009-2009: Fellowship em Cirurgia da Coluna na Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos;
- 2010-2010: Especialização em Cirurgia Endoscópica e Minimamente Invasiva da Coluna no Hospital Geral de Murnau, na Alemanha.
Além disso, o profissional possui título de Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e acumula experiência em instituição de renome, como Hospital Sírio-Libanês.
O que é a neurocirurgia?
A neurocirurgia é uma área da Medicina que se dedica ao tratamento de dores e processos patológicos que podem alterar a função ou atividade do sistema nervoso e suas estruturas periféricas. Trata-se de uma especialidade cirúrgica que contribui para o diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes que apresentam anomalias congênitas, traumatismo, tumores, distúrbios vasculares, infecções na coluna e doenças degenerativas.
O neurocirurgião, portanto, é um médico especializado no tratamento cirúrgico e reabilitação de pacientes que apresentam condições que afetam o sistema central e periférico, tais como:
- Aneurismas;
- Traumatismos cranianos e de coluna;
- Malformações cranianas e de coluna;
- Problemas vasculares;
- Distúrbios de dor de cabeça;
- Dores crônicas de coluna;
- Deformidades de crânio ou de coluna;
- Doenças degenerativas que causam compressão de nervos;
- Tumores de coluna.
Subespecialidades da neurocirurgia
A neurocirurgia pode ser dividida em diversas subespecialidades, sendo elas:
- Base de crânio;
- Tratamento neurocirúrgico da epilepsia;
- Nervos periféricos;
- Neurorradiocirurgia;
- Neurointensivismo;
- Neurotraumatologia e neurocirurgia de urgência/emergência;
- Hidrodinâmica e neuroendoscopia;
- Neurocirurgia oncológica;
- Neurocirurgia vascular;
- Neurocirurgia endovascular (também chamada de neurorradiologia intervencionista);
- Neurocirurgia espinhal (tratamento neurocirúrgico das patologias da coluna e da medula espinhal);
- Neurocirurgia pediátrica e fetal;
- Neurocirurgia funcional (tratamento neurocirúrgico da dor e das desordens dos movimentos).
É importante destacar que nenhuma dessas subespecialidades é independente, e um neurocirurgião está apto a atuar em todas as áreas. No entanto, a tendência é que cada profissional trilhe seu caminho seguindo seus assuntos de maior interesse. O Dr. Lucas Vasconcellos, por exemplo, escolheu aprofundar seus conhecimentos na área da cirurgia de coluna, com ênfase nas metodologias minimamente invasivas.
Quando procurar um neurocirurgião?
A maioria dos pacientes chega ao consultório do neurocirurgião por encaminhamento de um clínico geral, neurologista ou ortopedista (no caso de problemas na coluna). Isso ocorre justamente porque o neurocirurgião é o profissional responsável por planejar e executar o tratamento cirúrgico de doenças que acometem o sistema nervoso — o canal de comunicação do cérebro, que se estende ao longo da coluna para transmitir as informações para o restante do corpo.
O médico neurologista é especializado no diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o sistema nervoso, desde complicações neurodegenerativas até distúrbios do sono. Quando este profissional identifica a necessidade de uma intervenção cirúrgica, ele encaminha o paciente para o neurocirurgião.
Neurocirurgia no tratamento da dor de coluna
A dor na coluna vertebral é um sintoma que pode estar associado a diversas origens, que vão desde estresse muscular até deformidades e doenças degenerativas que podem causar dormência nos membros. Em geral, a primeira alternativa para controlar este desconforto consiste no uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além da adoção de metodologias conservadoras, como realização de fisioterapia.
O neurocirurgião especialista em coluna cuida de todo o sistema nervoso central e periférico, que se estende ao longo de toda a coluna vertebral. Este profissional se responsabiliza pelo tratamento de dores lombares e cervicais, realizando a descompressão nervosa e solucionando condições como desgaste das vértebras, má postura, fraturas e alterações dos discos intervertebrais.
Diversos procedimentos podem ser utilizados para isso, desde cirurgias minimamente invasivas de rizotomia, infiltração e endoscopia, até a colocação de próteses e demais intervenções que visam solucionar os desconfortos sentidos pelo paciente.
Cirurgia minimamente invasiva de coluna
Este procedimento tem os mesmos objetivos de uma intervenção tradicional, mas é realizada a partir de métodos que são menos agressivos ao corpo do paciente. Para a realização deste tipo de operação, o neurocirurgião faz uma pequena incisão em um local próximo da região que está sendo tratada, por onde serão inseridos instrumentos cirúrgicos e uma câmera microscópica que vai guiar o especialista ao longo do procedimento.
Hérnias de disco, doenças degenerativas, estenoses, fraturas, bico de papagaio e instabilidades da coluna estão entre as principais alterações que podem ser tratadas pelo neurocirurgião a partir desta metodologia.
Cirurgia robótica de coluna
A cirurgia robótica de coluna também é um procedimento minimamente invasivo, mas que se destaca por ser totalmente executado por um robô que tem os movimentos controlados pelo neurocirurgião. O dispositivo utilizado neste tipo de intervenção conta com câmera acoplada em sua estrutura, permitindo que o especialista observe imagens em tempo real do interior do paciente.