Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia minimamente invasiva da coluna

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

30 junho, 2022

Por:

Procedimento é realizado a partir de pequenas incisões, por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos e uma câmera que permite ao especialista visualizar o interior do corpo do paciente

A cirurgia minimamente invasiva da coluna é uma intervenção médica que tem o mesmo objetivo de uma cirurgia tradicional, mas é realizada de maneira menos agressiva para o organismo do paciente. Para isso, é realizada uma pequena incisão, próxima da região que será operada, por onde serão inseridos instrumentos cirúrgicos e uma câmera de vídeo microscópica.

Quando submetido a uma cirurgia minimamente invasiva, o paciente tende a se recuperar mais rapidamente do procedimento. Isso acontece porque este tipo de intervenção causa menos traumas aos tecidos, minimizando os riscos de infecção e proporcionando um período pós-operatório menos doloroso ao indivíduo. Entenda mais a respeito deste tipo de tratamento, a seguir!

Entre em contato e realize o procedimento conosco

O que é uma cirurgia minimamente invasiva da coluna?

O termo “cirurgia minimamente invasiva da coluna” não diz respeito a uma metodologia específica de tratar uma condição que afeta a coluna vertebral, mas diz respeito a um conjunto de técnicas cirúrgicas que são aplicadas com o objetivo de causar menor dano aos tecidos do corpo. Trata-se de uma alternativa menos agressiva em comparação à cirurgia aberta tradicional.

Vale lembrar que a coluna vertebral — assim como todos os nervos espinhais, vértebras e discos — fica localizada no interior do corpo, e qualquer abordagem que necessite acesso a esta estrutura, inevitavelmente, leva à lesão dos tecidos musculares da região. No caso da cirurgia minimamente invasiva, estes danos são minimizados pelo uso dos instrumentos microscópicos que são inseridos através de incisões menores.

Quais problemas podem ser tratados a partir deste procedimento?

Diversas doenças, traumas e deformidades podem ser tratados a partir de uma cirurgia minimamente invasiva da coluna, sendo as principais delas:

A cirurgia minimamente invasiva da coluna é sempre a primeira opção para o tratamento de condições que afetam a estrutura, desde que haja indicação para a intervenção e possibilidade de sua realização a partir desses métodos. É necessário que o paciente seja criteriosamente avaliado por um neurocirurgião especialista em coluna para identificar se a intervenção é realmente a melhor opção para seu caso.

Como é realizada a cirurgia minimamente invasiva da coluna?

Em uma cirurgia tradicional aberta, o cirurgião faz um corte na pele do paciente e depois move os músculos da região para ter acesso à coluna vertebral. Na cirurgia minimamente invasiva, o especialista utiliza instrumentos que possibilitam alcançar a coluna sem que seja necessário fazer uma grande incisão.

Neste tipo de procedimento, são realizados cortes de cerca de 1 centímetro na região a ser operada, por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos especialmente projetados para este tipo de tratamento, além de uma câmera que permite que o especialista visualize o interior do paciente em tempo real. Na maior parte dos casos, a cirurgia minimamente invasiva é feita com anestesia local e sedação.

Entre as principais técnicas de cirurgia minimamente invasiva da coluna, podemos destacar:

  • Artroplastia da coluna: substituição de um disco intervertebral por uma prótese;
  • Fixação percutânea da coluna: estabilização da coluna com auxílio de pinos e hastes metálicas;
  • Infiltrações e bloqueios: administração de medicações, com o intuito de bloquear a transmissão da sensação dolorosa;
  • Rizotomia facetária: promove lesão térmica dos nervos responsáveis por transmitir a informação da dor.

Entre em contato e realize o procedimento conosco

Quais os benefícios de uma cirurgia menos invasiva?

Por conta do trauma reduzido nos músculos e tecidos da região, as principais vantagens da cirurgia minimamente invasiva em comparação à intervenção tradicional aberta são:

  • Menos perda de sangue durante a cirurgia;
  • Melhores resultados visuais, uma vez que a as cicatrizes resultantes do procedimento são menores e mais discretas;
  • Menor risco de dano muscular;
  • Redução dos riscos de infecção pós-operatória;
  • Rápido período pós-operatório, com menos dores e desconfortos ao paciente;
  • Redução dos medicamentos administrados após o procedimento;
  • Retorno mais rápido do paciente às atividades do cotidiano.

Cuidados antes e depois da cirurgia minimamente invasiva da coluna

Apesar de ser menos invasiva e trazer inúmeras vantagens ao paciente, inclusive no quesito segurança, uma cirurgia minimamente invasiva da coluna ainda é uma intervenção cirúrgica. Isso significa que o procedimento ainda oferece uma mínima porcentagem de risco, necessitando de cuidados específicos no pré e pós-operatório para minimizar as chances de que ocorra alguma intercorrência.

Os cuidados antes da cirurgia minimamente invasiva incluem, principalmente, a realização de exames pré-operatórios para avaliação das condições de saúde do paciente e identificação de possíveis alterações que podem comprometer sua recuperação. As principais avaliações necessárias são exames cardíacos e de sangue. O neurocirurgião também poderá indicar a necessidade de suspender o uso de medicamentos específicos e parar de fumar.

As recomendações pós-operatórias para uma cirurgia minimamente invasiva podem variar conforme o tipo de intervenção realizada e a extensão do problema tratado. Apesar disso, os principais cuidados normalmente giram em torno de evitar a realização de esforços físicos intensos, administrar a medicação indicada pelo cirurgião e trabalhar no fortalecimento muscular.

Como é a recuperação da cirurgia minimamente invasiva da coluna?

O tempo de recuperação é individualizado, uma vez que cada organismo responde de uma maneira a qualquer tipo de tratamento médico. No caso de uma cirurgia minimamente invasiva da coluna, entretanto, o período pós-operatório tende a ser reduzido, justamente por conta das características da intervenção. O tempo de internação é curto, variando entre 1 e 2 dias, e a cicatrização também é mais rápida e menos dolorosa.

Dr. Lucas Vasconcellos: neurocirurgião especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna

Neurocirurgião da coluna formado pela Santa Casa de São Paulo e com diversas especializações internacionais, o Dr. Lucas Vasconcellos possui aprofundada experiência em cirurgia minimamente invasiva da coluna, incluindo metodologias robóticas. O profissional atua sempre com o apoio de tecnologia de ponta, aliando seu conhecimento aos avanços da Medicina, com o intuito de promover a saúde de seus pacientes.

Para saber mais sobre o trabalho do Dr. Lucas Vasconcellos e tirar suas dúvidas sobre a cirurgia minimamente invasiva da coluna, entre em contato e agende uma consulta.

Entre em contato e realize o procedimento conosco

Fontes:

Sociedade Brasileira de Coluna

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia