Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Artroplastia lombar

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

30 junho, 2022

Por:

6 min. de leitura

Procedimento é realizado na parte inferior da coluna e consiste na substituição de um disco intervertebral lesionado por uma estrutura artificial

A coluna está constantemente sofrendo sobrecarga e impacto das diversas atividades do cotidiano, sendo considerado natural que suas estruturas sejam afetadas por um processo de desgaste. Por mais que a degeneração dos discos intervertebrais seja uma consequência do envelhecimento, diversos fatores (como hereditariedade e sedentarismo) podem acelerar esta deterioração, levando a quadros como hérnia de disco e espondilolistese. Alguns procedimentos podem ser indicados para o tratamento de tais condições. Entre eles, está a artroplastia lombar.

Uma vez que os discos intervertebrais são estruturas localizadas entre os ossos da coluna e que funcionam como amortecedores e estabilizadores desta estrutura, o processo de degeneração discal pode causar muitos desconfortos ao paciente. Dependendo da gravidade da condição apresentada e da resposta do organismo aos tratamentos conservadores, pode ser indicada a realização de uma artroplastia lombar.

Entre em contato e realize o procedimento conosco

O que é artroplastia lombar?

A artroplastia lombar é um tratamento cirúrgico realizado na porção inferior das costas do paciente e consiste na remoção de um disco intervertebral lesionado e inserção de uma prótese que cumpre a mesma função da estrutura natural. Esta é uma metodologia indicada principalmente para tratar doenças degenerativas e que se destaca por preservar a mobilidade das articulações da coluna.

Esta é uma metodologia de tratamento moderna e mais vantajosa quando comparada à artrodese, que promove a fusão de suas vértebras. Isso porque a artroplastia lombar promove a substituição do disco afetado por um implante que é capaz de manter os corpos vertebrais separados, absorvendo os impactos e prevenindo os desgaste na coluna sem que haja comprometimento da movimentação.

Quando é indicada a artroplastia lombar?

O principal objetivo da substituição do disco lombar é aliviar a dor sentida pelo paciente que apresenta alterações relacionadas ao desgaste desta estrutura, além de descomprimir os nervos da coluna afetados pela alteração. Em geral, a artroplastia lombar é indicada para pacientes jovens e atletas que apresentam lombalgia associada ao desgaste do disco, permitindo uma rápida recuperação do indivíduo.

As principais condições de saúde que levam à necessidade de substituição do disco intervertebral da região lombar são traumas (como fratura na coluna e luxações), cifose, infecção ou presença de tumores. Para ser considerado um bom candidato à cirurgia de artroplastia lombar, o paciente precisa atender aos seguintes critérios:

  • Apresentar boas condições gerais de saúde;
  • Não apresentar escoliose e nem outra deformidade de coluna vertebral;
  • Nunca ter se submetido a outra cirurgia de coluna;
  • Não estar excessivamente acima do peso;
  • Apresentar desconfortos associados a lesões em apenas 1 ou 2 discos da coluna.

A avaliação criteriosa de um neurocirurgião é essencial para confirmar a indicação da artroplastia lombar.

Como é feita a colocação da prótese de disco lombar?

A artroplastia lombar é realizada com uso de anestesia geral e acesso por via anterior, com o paciente deitado de barriga para cima. A incisão no abdômen pode ser feita tanto transversalmente como de maneira longitudinal, dependendo da anatomia do paciente e da localização da vértebra que será tratada. Cuidadosamente, o cirurgião moverá os órgãos e vasos sanguíneos da região para conseguir acessar a coluna.

Em seguida, o especialista remove o disco intervertebral danificado e realiza a descompressão dos nervos (caso estejam pinçados). Por fim, a prótese artificial é posicionada entre os ossos, os órgãos são colocados em seu lugar correto e a incisão é fechada.

Artroplastia minimamente invasiva

O procedimento descrito acima se refere à artroplastia lombar realizada de maneira convencional, por cirurgia aberta. Atualmente, a preferência é pela aplicação das metodologias minimamente invasivas para a substituição de um disco intervertebral doente. Neste tipo de intervenção, o acesso é feito por cortes pequenos, de 2 a 5 centímetros, por onde são inseridos os equipamentos cirúrgicos que serão utilizados na operação.

Vale lembrar que toda intervenção médica, seja ela minimamente invasiva ou convencional, deve ser sempre individualizada, respeitando as características e necessidades de cada paciente e adequando-se às suas condições de saúde. Os processos descritos acima, portanto, podem ser ligeiramente diferentes para cada caso.

Entre em contato e realize o procedimento conosco

Quais os benefícios do tratamento?

Os principais benefícios da artroplastia lombar estão na possibilidade de controlar a dor, corrigir deformidades de coluna e estabilizar doenças discais sem que seja necessário eliminar a movimentação entre duas vértebras (como ocorreria na artrodese). Além de manter a mobilidade da coluna, esta é uma intervenção com baixo risco de complicação e capaz de restaurar a coluna lombar aos parâmetros fisiológicos.

No caso da artroplastia lombar minimamente invasiva, o procedimento apresenta, ainda, todas as vantagens deste tipo de metodologia, tais como menor dor pós-operatória e rápida recuperação do paciente.

Cuidados antes do procedimento

Assim como em toda intervenção cirúrgica, a artroplastia lombar demanda a realização de diversos exames pré-operatórios para verificar se o paciente apresenta alguma condição de saúde que pode comprometer sua recuperação após a cirurgia. Em geral, exames de sangue e de imagem são as principais avaliações solicitadas, embora outras avaliações possam ser pedidas pelo especialista, de acordo com a necessidade de cada caso.

Ainda dependendo das particularidades do paciente, pode ser necessário fazer pequenas mudanças no cotidiano do indivíduo (tais como suspender o uso de determinados medicamentos, eliminar o tabagismo e ajustar a alimentação). Todas essas orientações pré-operatórias devem ser passadas pelo neurocirurgião ao longo das consultas pré-operatórias da artroplastia lombar.

Como é a recuperação da artroplastia lombar?

O período de recuperação da cirurgia para substituição do disco intervertebral lombar normalmente é curto, permitindo que o paciente retome suas atividades em algumas semanas. Os principais cuidados pós-operatórios da artroplastia lombar dizem respeito a evitar atividades físicas intensas e de impacto, além de tomar os medicamentos prescritos pelo especialista.

A inserção da prótese de disco lombar geralmente melhora a dor e a qualidade de vida do paciente em 95% dos casos, aproximadamente, mas não elimina os desconfortos completamente.

Dr. Lucas Vasconcellos: neurocirurgião especialista em artroplastia lombar

A artroplastia lombar é uma técnica moderna que se destaca como uma opção de tratamento mais vantajosa em comparação à artrodese. O ideal é que este procedimento seja realizado por um neurocirurgião com ampla experiência em intervenções na coluna vertebral, como é o caso do Dr. Lucas Vasconcellos. O profissional acumula diversas especializações na área, tanto em instituições nacionais como internacionais.

O Dr. Lucas é neurocirurgião especializado em cirurgias da coluna vertebral e possui conhecimento específico em metodologias minimamente invasivas e em cirurgia robótica. Para saber mais a respeito da artroplastia lombar, entre em contato e agende uma consulta.

Entre em contato e realize o procedimento conosco

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Coluna