Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Artroplastia cervical

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

30 junho, 2022

Por:

Intervenção consiste na substituição de um disco intervertebral doente por um implante artificial

A artroplastia cervical é um procedimento cirúrgico em que é realizada a substituição de um disco intervertebral danificado por um implante, com o intuito de preservar os movimentos do pescoço e garantir qualidade de vida ao paciente. Trata-se de uma técnica moderna que se destaca como uma opção de tratamento mais vantajosa em comparação à artrodese, uma vez que permite a preservação da mobilidade da coluna cervical.

A substituição do disco cervical é uma intervenção segura e rápida, sendo geralmente indicada para tratar doenças degenerativas que acometem a estrutura de amortecimento da coluna — tais como hérnia de disco e estenose do canal cervical. A artroplastia cervical é, atualmente, o padrão ouro de tratamento cirúrgico para pacientes que apresentam alterações discais na região do pescoço. Entenda melhor sobre esta técnica, a seguir!

Entre em contato e realize o procedimento conosco

O que é a artroplastia cervical?

A artroplastia cervical é uma cirurgia realizada na região do pescoço, que tem o intuito de remover um disco intervertebral doente e substituí-lo por um implante. O disco artificial funciona exatamente da mesma forma que a estrutura natural, mantendo os corpos intervertebrais separados e auxiliando na absorção do impacto e prevenção do desgaste da coluna.

Os principais objetivos da substituição do disco cervical são aliviar a dor sentida pelo paciente que apresenta alterações relacionadas ao desgaste da estrutura e solucionar a compressão dos nervos da coluna, sem que seja necessário fundir dois níveis dela. Dessa forma, é possível preservar a movimentação do pescoço, além de evitar a degeneração em outras regiões da coluna vertebral.

Quando a artroplastia cervical é indicada?

As principais condições que podem levar à indicação de uma artroplastia cervical são: hérnia de disco da coluna cervical, desenvolvimento de esporões ósseos e outras condições degenerativas que levam à perda de espaço entre as vértebras, além de pequenas compressões na medula ou nos nervos. Em todos os casos o paciente deve atender aos seguintes critérios para ser candidato à cirurgia:

  • Bom estado de saúde geral;
  • Dor cervical significativa, podendo estar associada a sintomas neurológicos;
  • Quadro clínico que dure, pelo menos, 4 semanas;
  • Ausência de resposta satisfatória a tratamentos conservadores, como uso de medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, Reeducação Postural Global (RPG) e outros métodos.

A intervenção não é recomendada para pacientes que apresentam infecção ativa, artrite avançada com indicação para artrodese, osteoporose grave ou evidências clínicas de instabilidade na coluna. A avaliação criteriosa de um neurocirurgião é essencial para confirmar a indicação da artroplastia cervical.

Como é realizada a substituição do disco intervertebral?

Para a realização da artroplastia cervical, o paciente é submetido à anestesia geral. Em seguida, o neurocirurgião faz uma incisão com cerca de 3 centímetros de extensão na frente ou na lateral do pescoço. Com muito cuidado, as estruturas da região cervical são movidas para o lado até que o especialista tenha acesso às vértebras e ao disco intervertebral que será substituído na operação.

O passo seguinte da artroplastia cervical é a remoção do disco cervical doente e a inserção do disco artificial. Por fim, a incisão é fechada e um pequeno curativo é aplicado sobre o corte. Pode ser necessário colocar um colar no pescoço do paciente para restringir sua movimentação nas primeiras horas após a cirurgia. Ao todo, a cirurgia dura cerca de 1 hora e 30 minutos para ser realizada.

Vale lembrar que toda intervenção médica deve ser sempre individualizada, respeitando as características e necessidades de cada paciente e adequando-se às suas condições de saúde. Isso significa que o processo descrito acima pode ser ligeiramente diferente para cada caso.

Entre em contato e realize o procedimento conosco

Quais são os benefícios do procedimento?

A artroplastia cervical é uma intervenção que apresenta muitos benefícios, principalmente quando comparada à artrodese. Os principais são:

  • Manutenção da movimentação normal da coluna vertebral;
  • Restauração da coluna cervical aos parâmetros fisiológicos;
  • Baixo risco de complicação;
  • Possibilidade de recuperação total do paciente e retorno total às suas atividades, sem exceções.

Além disso, o procedimento apresenta todas as vantagens de uma cirurgia minimamente invasiva na coluna, tais como menor dor pós-operatória e rápida recuperação do paciente.

Artroplastia cervical: cuidados antes do procedimento

A preparação para a cirurgia de substituição do disco demanda a realização de exames pré-operatórios para verificação das condições de saúde do indivíduo e planejamento da intervenção. As principais avaliações normalmente solicitadas são exames de sangue e de imagem, mas o especialista pode apontar, ainda, outros exames necessários, conforme identifique a necessidade.

Outras orientações pré-operatórias devem ser passadas pelo neurocirurgião ao longo das consultas pré-operatórias da artroplastia cervical. Dependendo das particularidades do paciente, pode ser necessário fazer alguns ajustes no cotidiano do indivíduo, tais como suspender o uso de determinados medicamentos, eliminar o tabagismo e ajustar a dieta.

Como é a recuperação da cirurgia?

O pós-operatório da artroplastia cervical é, em geral, bastante tranquilo. Normalmente, o paciente pode andar ainda no mesmo dia do procedimento, recebendo alta hospitalar cerca de 48 horas após a intervenção. É considerado comum que o indivíduo sinta um pouco de dor de garganta e outros desconfortos leves nos primeiros dias, mas esta é uma alteração transitória e que rapidamente se estabiliza.

A cirurgia de substituição dos discos é muito bem tolerada pela maioria dos pacientes, aliviando os sintomas de desgaste discal em até 90% dos casos. Para favorecer a recuperação do indivíduo, é recomendado evitar esportes de contato e levantamento de peso nas primeiras semanas após a intervenção. Todas essas recomendações serão passadas pelo neurocirurgião no momento da alta hospitalar e podem variar um pouco de paciente para paciente.

Dr. Lucas Vasconcellos: neurocirurgião especialista em artroplastia cervical

Neurocirurgião especialista em cirurgias da coluna vertebral, o Dr. Lucas Vasconcellos é médico formado pela Santa Casa de São Paulo e com diversas especializações em instituições nacionais e internacionais. O profissional acumula ampla experiência em metodologias minimamente invasivas e cirurgia robótica da coluna, e possui aprofundado conhecimento na aplicação de tecnologias avançadas para o tratamento da coluna.

Entre as intervenções realizadas pelo profissional, está a artroplastia cervical. Para saber a respeito deste procedimento e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta.

Entre em contato e realize o procedimento conosco

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Coluna