Procedimento cirúrgico tem o objetivo de estabilizar o movimento de duas ou mais vértebras, corrigindo deformidades e outras alterações de coluna
A artrodese de coluna é um procedimento cirúrgico realizado com o intuito de estabilizar o movimento de duas ou mais vértebras, auxiliando na correção de deformidades e controle da dor. A intervenção consiste na fusão óssea de uma ou mais articulações da coluna, causando sua imobilidade e impedindo a instabilidade de suas estruturas — sem que haja comprometimento significativo da movimentação global da coluna.
A artrodese de coluna é uma intervenção mais agressiva e delicada e, muitas vezes, envolve a colocação de parafusos, além de demandar mais cuidados pré e pós-operatórios. Por isso, a operação é indicada para casos muito específicos de instabilidade ou deformidade de coluna. Um diagnóstico adequado, assim como uma avaliação individualizada das necessidades e características do paciente, é essencial para o sucesso do procedimento.
Entre em contato e realize o procedimento conosco
O que é a artrodese de coluna?
“Artrodese” é um termo médico que diz respeito ao procedimento de fusão da articulação, que pode ser realizado em qualquer parte do corpo (tais como pé, mão, tornozelo e joelho). A artrodese de coluna, como o nome indica, é uma intervenção cirúrgica que promove a fixação entre duas ou mais vértebras da coluna cervical, promovendo a estabilização rígida dos segmentos operados.
Basicamente, a cirurgia consiste na realização de uma ponte óssea entre as vértebras afetadas pela deformidade ou instabilidade, fundindo-as. Para isso, são utilizados parafusos, barras, conectores e espaçadores. Dependendo do quadro apresentado pelo paciente, a artrodese de coluna pode ser associada a outros procedimentos cirúrgicos, como descompressão do canal vertebral ou remoção de hérnia de disco ou de tumores.
Quando este tratamento é indicado?
O principal objetivo da artrodese de coluna é promover a estabilização mecânica da estrutura, corrigir deformidades e controlar a dor sentida pelo paciente. O procedimento é indicado para casos específicos de:
- Escoliose;
- Fraturas ou luxações na coluna;
- Espondilolistese;
- Tumor na coluna;
- Artrose ou degeneração facetária;
- Instabilidade da coluna lombar;
- Cifose.
Em todos esses casos, a cirurgia de artrodese de coluna não costuma ser a primeira opção de tratamento, sendo indicada quando o paciente apresenta dor ou sintomas neurológicos que não puderam sem controlados a partir de metodologias mais conservadoras.
Como é feita a artrodese de coluna?
A técnica convencional de artrodese de coluna é realizada a partir de uma incisão nas costas do paciente, por onde o neurocirurgião acessa a coluna vertebral após afastar os músculos da região. Dependendo do caso, o acesso pode ser feito pela parte da frente da coluna ou até mesmo por uma combinação entre essas duas formas.
A fixação das vértebras é feita com a colocação de implantes, como parafusos, hastes e espaçadores. Em algumas situações, além da fusão, pode ser necessário liberar os nervos ou até mesmo retirar um osso. A artrodese de coluna faz com que as vértebras afetadas se tornem um bloco ósseo unificado, levando à perda da instabilidade da coluna e evitando a progressão de deformidades — especialmente escoliose grave.
Entre em contato e realize o procedimento conosco
Artrodese minimamente invasiva
Atualmente, a artrodese de coluna é realizada preferencialmente a partir de técnicas minimamente invasivas, enquanto as intervenções abertas (com cortes maiores e afastamento da musculatura) ficam reservadas aos casos em que é preciso trabalhar muitas vértebras. A artrodese minimamente invasiva também utiliza parafusos, hastes a espaçadores para promover a fusão de vértebras, mas esses implantes são colocados por acessos especiais.
Em vez de realizar uma incisão grande e descolamento muscular, a artrodese minimamente invasiva faz pequenos cortes de cerca de 2 a 5 centímetros, por onde são inseridos tubos com dilatadores e afastadores, que permitem a implantação dos parafusos e hastes sem a necessidade de destacar a musculatura da região. Para garantir a precisão da cirurgia, são inseridas, também, câmeras de vídeo e utilizadas outras técnicas de imagem para guiar o procedimento.
Quais os benefícios da artrodese de coluna?
Os principais benefícios desta intervenção são a melhora dos desconfortos sentidos pelo paciente, especialmente no aspecto da dor. A artrodese de coluna também promove a correção de deformidades e a estabilização de doenças que levam à instabilidade mecânica da coluna, tais como traumas, tumores e infecção de vértebras.
No caso da artrodese minimamente invasiva, é possível alcançar todos esses benefícios com mínima lesão aos tecidos, além de menor sangramento e redução dos riscos de infecção. A metodologia minimamente invasiva também favorece a recuperação do paciente, que tende a ficar menos tempo internado e ter um pós-operatório mais ágil em comparação à cirurgia aberta tradicional.
Cuidados antes do procedimento
O período pré-operatório da artrodese de coluna envolve a realização de exames de imagem e de sangue, de modo que o cirurgião consiga mapear todas as caraterísticas clínicas do paciente, identificando possíveis condições que podem comprometer a recuperação pós-cirúrgica e planejando a intervenção de maneira detalhada.
Uma vez que esta cirurgia é um pouco mais demorada e delicada, a etapa pré-operatória pode demandar, ainda, ajustes na dieta e até em medicação de uso contínuo do paciente. Todas essas orientações são personalizadas de acordo com as características de cada indivíduo e devem ser passadas pelo neurocirurgião ao longo das consultas de preparação para a realização da artrodese de coluna.
Entre em contato e realize o procedimento conosco
Como é a recuperação após a cirurgia?
O período pós-operatório da artrodese de coluna pode ser diferente para cada tipo de condição tratada, bem como para a gravidade da condição e quantidade de vértebras envolvidas no procedimento. Em geral, o processo de recuperação é um pouco mais demorado, podendo levar cerca de 3 meses para a total consolidação óssea da intervenção cirúrgica.
Por mais que esta seja uma cirurgia mais delicada, normalmente o paciente consegue ficar sentado e até dar alguns passos (com auxílio e acompanhamento) logo no dia seguinte à artrodese de coluna. O paciente receberá medicações analgésicas e antibióticas, devendo também se dedicar ao cuidado com o curativo e iniciar sessões de fisioterapia motora. A alta hospitalar é dada por volta do 4º ao 7º dia pós-operatório, desde que o indivíduo tenha condições clínicas para isso.
Dr. Lucas Vasconcellos: neurocirurgião especialista em artrodese de coluna
Médico especializado em neurocirurgia e cirurgia de coluna, o Dr. Lucas Vasconcellos possui ampla experiência em metodologias minimamente invasivas e cirurgia robótica de coluna. Entre as intervenções realizadas pelo profissional, está a artrodese de coluna, que é executada sempre com apoio de tecnologias avançadas e de última geração.
Para saber mais sobre a artrodese de coluna e tirar suas dúvidas a respeito deste procedimento, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.
Fontes: