Reconhecer os sintomas da ciatalgia e buscar o tratamento adequado é crucial para qualidade de vida do paciente
A ciatalgia — também conhecida como dor no nervo ciático, dor ciática ou apenas ciática — é uma dor neuropática que se manifesta quando o nervo ciático está inflamado, comprimido ou lesionado. As causas desta alteração podem variar bastante, uma vez que a compressão do nervo ciático pode ser causada por condições como hérnia de disco, estenose espinhal, lesões, tensão muscular e protrusão dos discos intervertebrais.
A ciatalgia é um sintoma que geralmente é muito intenso e desconfortável ao paciente, comprometendo sua qualidade de vida de maneira significativa. Além da dor, há diversos outros sintomas da ciatalgia que podem prejudicar o dia a dia do paciente. Porém, com o diagnóstico e tratamento adequados, é possível recuperar a funcionalidade do nervo ciático. Entenda melhor a seguir!
Quero entender mais sobre a ciatalgia!
Principais sintomas da ciatalgia
A ciatalgia é caracterizada por uma dor que se origina na região lombar e irradia para uma das pernas, passando pela nádega e seguindo pela face posterior e/ou lateral da coxa. Este desconforto é obrigatoriamente sentido abaixo do joelho, se estendendo pela perna até o pé.
Os sintomas da ciatalgia, além da irradiação da dor, geralmente incluem:
- Redução da força muscular;
- Perda de sensibilidade ou diminuição dos reflexos na região afetada;
- Sensação de formigamento, queimação e dor lancinante na perna;
- Aumento da dor ao tossir, espirrar ou sentar-se;
- Dor intensificada quando o paciente está deitado e realiza o movimento de elevar o membro inferior esticado.
Como é feito o diagnóstico da ciatalgia
Para a realização do diagnóstico clínico da condição, é preciso identificar os sintomas da ciatalgia e entender o nível de dor que o paciente está sentindo. Para isso, é realizada uma avaliação física que inclui testes de sensibilidade, força e reflexo.
Se os sintomas da ciatalgia persistirem por mais de 6 semanas, devem ser realizados exames de imagem e eletrodiagnóstico. Em alguns casos, é necessária a realização de ressonância magnética, tomografia computadorizada e discografia (exame para avaliação de anormalidades em um disco intervertebral) para identificar a causa da ciatalgia.
Opções de tratamento para a ciatalgia
Para um tratamento eficaz, é recomendado que o paciente procure um especialista assim que identificar os primeiros sintomas da ciatalgia. Casos mais leves podem ser tratados de maneira conservadora com administração de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, além de realização de alongamentos, acupuntura e fisioterapia.
Nos casos em que os sintomas da ciatalgia são mais graves ou não podem ser controlados a partir do tratamento conservador, pode ser indicada a realização de uma intervenção cirúrgica para a descompressão do nervo ciático. O paciente deve ser criteriosamente avaliado pelo neurocirurgião, que poderá identificar se a cirurgia é a melhor opção para aliviar os sintomas da ciatalgia.
Tenho dores no nervo ciático e quero agendar uma consulta!
É possível prevenir os sintomas de ciatalgia?
Embora não seja possível prevenir completamente a manifestação dos sintomas da ciatalgia, alguns cuidados podem ajudar a proteger a coluna e minimizar a ocorrência de crises. Entre as principais medidas preventivas, estão:
- Prática regular de exercícios físicos;
- Controle do peso corporal;
- Manutenção de uma postura adequada ao sentar-se;
- Uso de técnicas adequadas de levantamento de peso.
Dr. Lucas Vasconcellos: neurocirurgião da coluna
O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e especialista em Cirurgia da Coluna. O profissional acumula ampla experiência em metodologias minimamente invasivas e a inovadora cirurgia robótica de coluna.
Não deixe que as crises e sintomas da ciatalgia prejudiquem a sua qualidade de vida. Marque a sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos!
Marcar uma consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Neurocirurgia