Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como é a recuperação da artroplastia cervical?

Médico aplicando colar cervical no pescoço de uma jovem mulher na clínica
Imagem: Shutterstock

4 novembro, 2024

Por:

4 min. de leitura

Cuidados são importantes para que não haja complicações

A artroplastia cervical é uma cirurgia em que o disco intervertebral — estrutura responsável pelo amortecimento da coluna vertebral — é substituído por uma prótese. O procedimento é realizado nos casos em que há degeneração do disco.

Ao contrário de outras cirurgias que diminuem a capacidade de movimentação do paciente, como a artrodese, a artroplastia cervical tem a vantagem de permitir que o paciente tenha a integridade dos movimentos da coluna cervical preservada.

Para isso, no entanto, é importante se atentar aos cuidados necessários no processo de recuperação da artroplastia cervical. Entenda mais a seguir.

Saiba se a artroplastia cervical é indicada para seu caso!

Quando a artroplastia cervical é indicada?

A recuperação da artroplastia cervical é o período, após a cirurgia, em que a consolidação da prótese e a cicatrização das áreas operadas acontecem. Esse processo ocorre em pacientes que realizaram o procedimento para tratar condições como:

  • Hérnia de disco;
  • Doença degenerativa discal;
  • Desenvolvimento de esporões ósseos;
  • Doenças degenerativas que causam perda de espaço entre as vértebras.

Como a artroplastia cervical substitui discos danificados, pode ainda tratar casos de pequenas compressões na medula e nos nervos causadas pelo problema no disco.

Vale lembrar que nem todos os pacientes com as condições citadas acima devem realizar a artroplastia cervical. É importante que o paciente tenha bom estado de saúde geral, dor cervical significativa e resposta inadequada a tratamentos conservadores.

Como é feita a artroplastia cervical?

Na artroplastia cervical, o paciente é submetido a uma anestesia geral. Em seguida, é feita uma incisão para que o cirurgião tenha acesso às estruturas a serem removidas.

A remoção do disco intervertebral danificado é imediatamente seguida pela sua substituição pela prótese discal artificial. Em seguida, a incisão é fechada e o paciente é encaminhado para internação, geralmente com um colar cervical para evitar que haja movimentações nas primeiras horas da recuperação da artroplastia cervical.

Como é a recuperação da artroplastia cervical?

O processo de recuperação da artroplastia cervical começa logo após a cirurgia. No mesmo dia do procedimento, o paciente já pode andar e, se não houver complicações, tem alta em até 48 horas.

Cuidados na recuperação da artroplastia cervical

Para que os resultados da cirurgia se consolidem de forma eficaz, é importante se atentar aos cuidados passados pelo cirurgião e sua equipe na recuperação da artroplastia cervical. São eles:

  • Repouso: o repouso não precisa ser absoluto, mas é importante que o paciente evite esforços físicos e levantar peso por um período que pode variar entre 6 e 12 semanas depois da cirurgia;
  • Colar cervical: em alguns casos, pode ser necessário usar colar cervical nos primeiros dias para evitar movimentos bruscos da coluna cervical;
  • Evitar atividades de impacto: além de evitar carregar peso e esforços físicos nas primeiras semanas de recuperação da artroplastia cervical, é importante, também, não realizar atividades ou esportes de impacto;
  • Cuidados com a postura: é fundamental ter atenção à postura correta para que a coluna cervical não seja sobrecarregada no processo de recuperação;
  • Dieta equilibrada: é importante cultivar hábitos saudáveis que estimulem uma boa cicatrização da ferida cirúrgica e estabilização da coluna vertebral. Entre eles, prezar pelo bom funcionamento do organismo por meio de uma dieta equilibrada é fundamental.

Vale lembrar que o paciente pode sentir alguns desconfortos, como dores de baixa intensidade na garganta e no pescoço e formigamentos nos braços nos primeiros dias de recuperação da artroplastia cervical. De modo geral, esses sintomas são passageiros.

Importância de seguir as recomendações pós-operatórias

É a correta atenção às recomendações pós-operatórias durante a recuperação da artroplastia cervical que vai garantir que a prótese se estabeleça corretamente na coluna cervical sem complicações.

Além de cumprir os cuidados corretamente, o paciente também deve se atentar a qualquer sintoma que possa indicar uma complicação mais grave, como dor intensa, febre, inchaço, entre outros sinais anormais durante a recuperação. Nesses casos, o médico deve ser comunicado imediatamente.

Dr. Lucas Vasconcellos: especialista em artroplastia cervical

É fundamental que a artroplastia cervical seja realizada por um médico especialista e experiente nesse tipo de cirurgia. Neurocirurgião especialista em procedimentos na coluna vertebral, o Dr. Lucas Vasconcellos tem 14 anos de experiência dedicados à melhora da qualidade de vida de seus pacientes.

Com ampla formação, inclusive especializações em instituições nacionais e internacionais, o profissional lidera uma clínica e conta com uma equipe preparada para receber os pacientes que precisam de artroplastia cervical e outros procedimentos.

Entre em contato e agende uma consulta.

 

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Coluna