Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cuidados para melhorar a saúde da coluna

homem segurando esqueleto e apontando para coluna vertebral para sinalizar a importância da saúde da coluna
Imagem: Shutterstock

8 fevereiro, 2024

Por:

4 min. de leitura

Muitos problemas na coluna podem ser evitados com cuidados simples, mas que fazem a diferença para a qualidade de vida do paciente

A coluna vertebral é uma das estruturas mais importantes de nosso organismo, responsável por fornecer sustentação e mobilidade ao corpo, além de proteger a medula espinhal. Por conta da sua grande importância, é fundamental adotar medidas em nosso dia a dia para evitar problemas e preservar a saúde da coluna. Esses cuidados são indispensáveis, ainda mais levando-se em conta que 80% da população mundial teve ou vai ter dor na coluna em algum momento da vida, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os problemas na coluna são bastante comuns, e não são só os idosos que sofrem com a famosa dor nas costas, pois os mais jovens e até crianças também precisam ter certos cuidados para manter a saúde da coluna em dia.

Veja o que fazer para manter a integridade da coluna, quais hábitos evitar e os principais problemas que afetam a região.

Preciso cuidar da saúde da minha coluna!

Principais problemas que afetam a coluna

A coluna é a principal estrutura óssea do corpo, formada por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais. Ela está conectada à medula espinhal, diversas raízes nervosas, ligamentos e músculos, sendo que qualquer uma dessas estruturas pode ser acometida por problemas que prejudicam a saúde da coluna.

Um dos mais comuns é a hérnia de disco, caracterizada pelo deslocamento do disco intervertebral para fora da sua posição normal, comprimindo as raízes nervosas e causando dores intensas.

Outro problema bastante conhecido é a osteofitose (bico de papagaio), que é o crescimento de uma saliência óssea nas vértebras. A condição pode ser motivada por desgaste articular, doenças reumáticas e hábitos de vida prejudiciais.

A coluna também pode ser afetada por diversas outras condições, entre elas:

• Espondilose;
  • Escoliose;
  • Cifose;
  • Hiperlordose;
  • Fraturas;
  • Osteoporose;
  • Estenose do canal vertebral;
  • Desidratação discal;
  • Espondilolistese.

Esses problemas podem prejudicar seriamente a qualidade de vida dos pacientes ao causar dor, fraqueza muscular, limitação de movimentos, entre outros sintomas. No entanto, a maioria pode ser evitada com a adoção de medidas simples que garantem a saúde da coluna.

Quais os cuidados necessários para melhorar a saúde da coluna

O desgaste da coluna e das suas estruturas é um processo natural que ocorre conforme a pessoa envelhece, mas algumas práticas inadequadas que podem até passar despercebidas em nossa rotina podem acelerar a degeneração da coluna vertebral.

Os cuidados que melhoram a saúde da coluna são:

• Evite carregar peso excessivo: se for pegar algum objeto do chão, flexione os joelhos e não a coluna. Lembre-se, se for muito pesado, procure ajuda;
  • Não fique muito tempo parado na mesma posição: faça pausas durante o trabalho para alternar as posições durante o dia, seja sentado ou em pé;
  • Faça alongamento antes da prática de exercícios: essa medida reduz o risco de lesões musculares;
  • Cuidado com a posição ao dormir ou se deitar: evite dormir de bruços, pois isso força a coluna. A melhor posição para dormir é de lado com um travesseiro na cabeça e outro entre as pernas para manter a coluna alinhada;
  • Atente-se ao uso de mochilas: não carregue muito peso e regule as alças para que ela fique bem rente às costas;
  • Corrija a postura: a má postura pode sobrecarregar as articulações e prejudicar a saúde da coluna. O ideal é sentar-se com a lombar apoiada no encosto da cadeira, manter os dois pés no chão e os ombros para trás.

Hábitos que podem ser prejudiciais à coluna

Ao observar os cuidados acima que contribuem para uma boa saúde da coluna, é possível notar alguns hábitos ruins que sobrecarregam as articulações e demais estruturas. Entre eles, podemos citar:

• Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Má postura;
  • Usar calçados inadequados por tempo excessivo, como os de salto alto;
  • Praticar exercícios físicos de maneira errada;
  • Permanecer na mesma posição por horas;
  • Carregar pesos somente em um lado do corpo.

Agende uma consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos e cuide de sua coluna!

Qual profissional procurar para o tratamento dos problemas na coluna

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião, com especialização em Cirurgia da Coluna e Cirurgia Minimamente Invasiva em instituições de renome internacional, e possui ampla experiência no tratamento das diversas condições que acometem a coluna, sempre priorizando um atendimento de alto nível e que atenda às necessidades individuais de cada paciente.

Entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos

Fontes:

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

Sociedade Brasileira de Coluna

Organização Mundial da Saúde (OMS)