Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quando a endoscopia na coluna é indicada

cirurgia de endoscopia na coluna sendo realizada
Imagem: Shutterstock

13 fevereiro, 2024

Por:

3 min. de leitura

Confira quais alterações na coluna podem ser tratadas com essa técnica inovadora

A cirurgia endoscópica na coluna é um método moderno e minimamente invasivo para tratar problemas que acometem a região. A endoscopia permite a visualização das estruturas internas por meio da inserção de um equipamento de metal com menos de 1 cm de diâmetro, o endoscópio, equipado com uma luz e microcâmera de alta resolução. Dessa forma, o aparelho transmite as imagens para um monitor para o cirurgião avaliar em detalhes a estrutura interna da coluna vertebral.

Quando a endoscopia na coluna é indicada, os pacientes têm diversos benefícios relacionados à recuperação. Por ser um procedimento minimamente invasivo, a endoscopia na coluna promove menos agressão aos tecidos, o que minimiza o risco de complicações.

Neste artigo, saiba quando a endoscopia na coluna é indicada, como é feita e todas as vantagens dessa técnica inovadora para tratamento de problemas na coluna vertebral.

Quero saber mais sobre a endoscopia na coluna!

Como é feita a endoscopia na coluna

Quando a endoscopia na coluna é indicada, o paciente recebe anestesia geral ou sedação para que o cirurgião introduza uma fina cânula por meio de uma incisão mínima. Esse procedimento é necessário para a passagem do endoscópio e de pequenos instrumentos cirúrgicos de grande precisão. Dessa forma, não há nenhum tipo de corte, e os danos aos tecidos são mínimos, pois todo o procedimento é irrigado continuamente com soro fisiológico.

Ao visualizar as imagens internas ampliadas em um monitor, o cirurgião de coluna consegue tratar as alterações que causam dor e desconforto ao paciente, como hérnias de disco e compressões nervosas, casos de quando a endoscopia na coluna é indicada. O cirurgião pode remover partes do disco danificado e descomprimir os nervos para aliviar os sintomas do paciente. Concluído esse processo, os instrumentos são retirados e a sutura é fechada com um ponto cirúrgico.

Quando a endoscopia na coluna é indicada

A cirurgia endoscópica da coluna é indicada para tratar diversas condições que acometem a coluna vertebral, principalmente hérnias de disco e alguns casos de estenose, um estreitamento anormal do canal vertebral. Outra situação de quando a endoscopia na coluna é indicada é para tratar compressão e inflamação nervosa.

Além disso, pacientes idosos que sofrem com os problemas relatados acima e não têm condições de realizar uma cirurgia da coluna mais invasiva podem se beneficiar da endoscopia na coluna. O mesmo vale para pessoas mais jovens ou atletas que não podem ficar muito tempo afastados das suas atividades, já que a recuperação pós-cirúrgica é bastante rápida.

Vantagens do procedimento

Durante a leitura, já pudemos perceber vários benefícios de quando a endoscopia na coluna é indicada. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que oferece muito mais vantagens quando comparado às cirurgias abertas tradicionais.

De forma resumida, os principais benefícios são:

• Incisão mínima, inferior a 1 cm;
  • Menor agressão aos tecidos;
  • Menor ocorrência de sangramentos;
  • Baixíssimo risco de infecções e outras complicações;
  • Pós-operatório menos doloroso;
  • Recuperação tranquila que permite retorno rápido ao trabalho.

Entre em contato para realizar sua endoscopia na coluna!

Qual profissional procurar para a endoscopia na coluna

A endoscopia na coluna é um procedimento moderno e inovador, considerada uma evolução das cirurgias tradicionais para tratar alterações na coluna. Tanto o médico ortopedista como o neurocirurgião com especialização em Cirurgia da Coluna são aptos a realizar a endoscopia. A diferença é que o ortopedista cuida do sistema musculoesquelético, enquanto o neurocirurgião trata de condições que afetam o sistema central e periférico.

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna vertebral com especialização em Cirurgia da Coluna por meio de um fellowship na Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos, além de ser graduado na Alemanha em Cirurgia Endoscópica e Minimamente Invasiva.

Para saber mais sobre quando a endoscopia na coluna é indicada, entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos!

Quero agendar minha consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia