Quando a artroplastia cervical é indicada?

imagem ilustrativa

10 janeiro, 2024

Procedimento é uma técnica moderna e segura que apresenta baixos índices de complicações

A artroplastia cervical é um procedimento cirúrgico moderno indicado para o tratamento de condições degenerativas da coluna cervical. Localizada no pescoço, essa estrutura possui 7 vértebras que são responsáveis por sustentar o peso da cabeça e permitir movimentos de flexão, extensão e rotação do pescoço.

Com o passar do tempo, pode haver o desgaste dos discos intervertebrais, o que causa problemas como a hérnia de disco, estenose do canal cervical e artrose das articulações. Portanto, a artroplastia cervical é uma técnica que substitui o disco intervertebral danificado por uma prótese para aliviar o desconforto e devolver a qualidade de vida ao paciente.

Neste conteúdo, você vai saber quando a artroplastia cervical é indicada e como é realizado esse tratamento para alterações discais no pescoço. Confira!

Entre em contato para realizar sua artroplastia cervical

Como é feita a artroplastia cervical?

A artroplastia cervical substitui um disco danificado por um artificial que tem a mesma função da estrutura natural, ou seja, prevenir o desgaste da coluna e amortecer os impactos entre as vértebras.

Quando a artroplastia cervical é indicada, o paciente realiza exames pré-operatórios para verificar se está em boas condições de saúde. Estando apto, a cirurgia é realizada com anestesia geral e costuma durar cerca de uma hora e meia. Para realizar o procedimento, o cirurgião faz uma pequena incisão, de até 4 centímetros, na parte frontal ou lateral do pescoço para ter acesso às vértebras e ao disco danificado a ser removido.

Os nervos são descomprimidos e a prótese é inserida para manter as vértebras separadas, o que preserva a movimentação natural do pescoço. A cirurgia é finalizada com o fechamento da incisão e um pequeno curativo sobre o corte.

Quando a artroplastia cervical é indicada, ela é uma alternativa à artrodese, técnica que remove o disco lesionado e funde permanentemente as vértebras para estabilizá-las, impedindo que elas se movimentem.

Quando a artroplastia cervical é indicada?

A colocação de uma prótese de disco artificial é recomendada para pacientes com menos de 50 anos que apresentam pouca espondilose e não tiveram sucesso no tratamento clínico de condições degenerativas, como:

• Hérnia de disco da coluna cervical;
  • Discopatia;
  • Osteófitos;
  • Pequenas compressões na medula ou nos nervos;
  • Dor cervical significativa associada a sintomas neurológicos que irradiam para o braço;
  • Outras condições que provocam a perda de espaço entre as vértebras.

Além disso, é necessário atender a alguns critérios para ser um bom candidato à cirurgia de substituição do disco cervical. Os principais para quando a artroplastia cervical é indicada são:

• Estar em bom estado de saúde geral;
  • Quadro clínico que dure, pelo menos, 4 semanas e que não foi resolvido com metodologias conservadoras, como medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, RPG, entre outras;
  • Não apresentar quadro avançado de artrite, osteoporose grave ou outras condições de instabilidade na coluna.

Quando a artroplastia cervical é indicada, a cirurgia costuma ser muito bem-sucedida, aliviando os sintomas de dor e desconforto dos pacientes em até 90% dos casos. Porém, para saber se esse procedimento cirúrgico é o mais adequado para o seu caso, é indispensável passar por uma avaliação médica feita pelo neurocirurgião.

Entre em contato para realizar sua artroplastia cervical

Qual profissional procurar para a realização do procedimento?

Como dito anteriormente, o neurocirurgião é o profissional mais indicado para realizar a artroplastia cervical, já que é especializado no tratamento cirúrgico e reabilitação de pacientes que apresentam condições que afetam o sistema central e periférico.

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna vertebral com diversas especializações em instituições nacionais e internacionais, um profissional com profundo conhecimento em técnicas modernas e minimamente invasivas para tratar alterações que acometem toda a estrutura da coluna.

Para saber mais sobre quando a artroplastia cervical é indicada, entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia