Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Médico especialista em coluna: quando procurá-lo?

Médico com as duas mãos em volta de uma ilustração gráfica de uma coluna.
Imagem: Shutterstock

22 maio, 2024

Por:

O neurocirurgião é o médico especialista no tratamento cirúrgico de pacientes que apresentam problemas na coluna que afetam o sistema nervoso central e periférico

A Organização Mundial da Saúde estima que 80% de todas as pessoas do mundo apresentem pelo menos um episódio de dor na coluna ao longo da vida. Embora este seja um desconforto comum e que muitas vezes desaparece espontaneamente, é importante se consultar com um médico especialista em coluna para identificar as causas do problema.

Ainda que muitas vezes a dor na coluna esteja associada a alterações musculoesqueléticas simples, este desconforto também pode ser causado por problemas mais graves e que podem prejudicar seriamente a qualidade de vida e mobilidade do indivíduo. Por isso, se submeter a uma avaliação do especialista em coluna é fundamental.

O que um médico especialista em coluna avalia?

Para diagnosticar e tratar um problema de coluna, são avaliados aspectos como:

  • Histórico clínico do paciente;
  • Características posturais, bem como força, sensibilidade e reflexos neurológicos;
  • Sintomas apresentados;
  • Exames anteriores, caso o paciente os tenha.

Além disso, o médico especialista em coluna deverá solicitar exames complementares, tais como radiografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Com base nas informações coletadas, será possível chegar a um diagnóstico preciso e planejar uma metodologia terapêutica adequada.

Quando fazer uma avaliação com um médico especialista em coluna?

O primeiro sinal de alerta para a necessidade de procurar um médico especialista em coluna é a dor nas costas que não melhora após um período de quatro semanas. Além disso, outros fatores que apontam ser necessário consultar um profissional são:

  • Dor que irradia para outras partes do corpo;
  • Formigamento;
  • Febre;
  • Perda de força;
  • Ocorrência de trauma recente na região das costas.

Quais são os sintomas de dores na coluna?

A dor na coluna pode ser um sintoma isolado ou estar acompanhada de outros sinais ou desconfortos que justificam a consulta com um médico especialista em coluna.

Sintomas nas costas

Entre os principais sintomas que se manifestam nas costas, estão:

  • Dor que se estende das costas para o peito;
  • Dor na região central das costas;
  • Dor na parte de cima das costas;
  • Dor lombar;
  • Dor localizada abaixo do ombro.

Sintomas apresentados em outras partes do corpo

Embora a causa principal da dor esteja diretamente relacionada à coluna, os sintomas podem atingir outras áreas, como:

  • Dormência e/ou formigamento nas pernas e nos braços;
  • Falta de controle intestinal ou urinário;
  • Perda de força e dificuldade para movimentar braços, pés e pernas.

Perda inexplicável de peso

Embora este não seja um sintoma específico de problemas na coluna, a perda de peso inexplicável e não intencional pode indicar condições médicas subjacentes que necessitam de avaliação médica, incluindo algumas que podem afetar a coluna vertebral.

Tratamentos para a coluna

A avaliação criteriosa de um médico especialista em coluna é fundamental para a definição de um tratamento personalizado para o problema. Isso porque existem diversas doenças e alterações que podem afetar esta importante estrutura do corpo, causando um grande desconforto e prejudicando a qualidade de vida do paciente.

O tratamento realizado sempre dependerá diretamente do problema que está causando a dor, podendo variar da simples administração de medicamentos até a realização de cirurgias e outros tratamentos, como estimulação medular, infiltração, bloqueios e rizotomia na coluna. Cabe a um médico especialista em coluna determinar a metodologia terapêutica mais adequada para cada caso.

Dr. Lucas Vasconcellos: neurocirurgião especialista em coluna

O neurocirurgião de coluna é um profissional responsável pelo planejamento e execução de cirurgias no sistema nervoso central e periférico — que inclui a coluna e suas ramificações nervosas. Este médico especialista em coluna se diferencia do ortopedista, que trata o sistema musculoesquelético (que também inclui a coluna, mas sem abranger os nervos).

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna vertebral com especialização em Cirurgia da Coluna por meio de um fellowship na Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos, além de ser graduado na Alemanha em Cirurgia Endoscópica e Minimamente Invasiva.

Entre em contato agora mesmo com o Dr. Lucas Vasconcellos e agende já a sua consulta.

Fontes:

Organização Mundial da Saúde;

Sociedade Brasileira de Coluna;

Dr. Lucas Vasconcellos.