Conheça as principais causas da hérnia de disco e como elas se desenvolvem
A coluna vertebral é uma estrutura importante para a manutenção da postura, do equilíbrio, da proteção da medula espinhal, entre tantas outras funções. Composta por 33 vértebras, é dividida em três partes: cervical (próximo ao pescoço e aos ombros), torácica (na região de mesmo nome) e lombar (localizada na parte mais baixa).
Os discos intervertebrais são estruturas, como o nome diz, localizadas entre as vértebras. Têm a função de dar apoio e amortecer a movimentação dos ossos, prevenindo o desgaste causado pelo atrito entre eles. Seu conteúdo é gelatinoso, com 90% de água e fibras de colágeno.
As hérnias de disco ocorrem quando há expansão do disco com ou sem extravasamento do conteúdo gelatinoso de seu interior — chamado de núcleo pulposo. — Elas causam compressão nos nervos próximos, o que leva a sintomas dolorosos e, dependendo da localização e gravidade da hérnia, a complicações neurológicas graves.
Diversos fatores podem ser considerados causas da hérnia de disco. Conhecê-los é importante para adotar meios de prevenção e, no caso de diagnóstico da doença, determinar o melhor método de tratamento.
O que pode causar a hérnia de disco?
Como dito, existem alguns fatores que podem ser causas da hérnia de disco. De modo geral, qualquer uma dessas causas tem relação com a compressão dos discos, que faz com que seu material se deforme ou extravase.
Nesse contexto, podemos citar como causas da hérnia de disco:
- Envelhecimento: naturalmente, à medida que os anos passam, o disco intervertebral sofre um processo de desgaste que pode levar à hérnia.
- Predisposição genética: muitos casos de hérnia de disco têm relação com histórico familiar.
- Hábitos de vida, como sedentarismo, má postura e tabagismo: esses hábitos contribuem para o desgaste progressivo dos discos intervertebrais.
- Exercícios físicos inadequados: quando a atividade física sobrecarrega a coluna, aumentam os riscos de lesões nos discos, que podem causar hérnia e outras complicações. Isso também vale para pessoas que carregam peso por muito tempo.
- Traumas: acidentes e outros tipos de traumas podem causar alterações na coluna vertebral, como as hérnias de disco.
- Problemas de saúde relacionados às articulações e tecidos conjuntivos.
Agende já sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos
O que pode agravar a hérnia de disco?
Independentemente das causas da hérnia de disco, mas dependendo da gravidade, elas podem ser classificadas em três tipos:
- Protusa: quando o núcleo do disco sofre uma alteração de formato, sem extravasamento;
- Extrusa: quando ocorre fissura e pode haver extravasamento do núcleo pulposo;
- Sequestrada: quando o núcleo pulposo extravasa para o canal vertebral.
Quando não tratada adequadamente, a hérnia de disco pode se agravar, levando a sintomas não somente dolorosos, mas também neurológicos, como dor irradiada e dificuldade de movimentação dos braços, pernas e pescoço, dependendo da área da coluna atingida pelo problema.
De modo geral, a continuação de alguns atos considerados causas da hérnia de disco pode fazer com que o problema se agrave. Isso quer dizer que alguns hábitos, má postura e exercícios físicos inadequados que se mantêm mesmo após a hérnia se estabelecer podem piorar seu quadro. Quanto mais grave a hérnia de disco, mais complexo é o seu tratamento.
Tratamento para a hérnia de disco
Diversos tipos de tratamento podem ser adotados para a hérnia de disco. A determinação do método ideal depende da gravidade do problema, da sua localização, da intensidade dos sintomas relatados pelo paciente e das causas da hérnia de disco.
Os principais tratamentos possíveis para a hérnia de disco são:
- Fisioterapia: muito eficaz no tratamento de hérnias de disco de menor gravidade, a fisioterapia consiste em uma série de sessões de exercícios para fortalecer a musculatura da região e aliviar sintomas dolorosos.
- Medicação: desde que devidamente prescritos pelo médico, os medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ser muito eficientes para tratar os sintomas dolorosos da hérnia de disco.
- Infiltrações na coluna: a aplicação de medicamentos injetáveis diretamente sobre o local da hérnia de disco pode proporcionar alívio mais rápido e duradouro das dores.
- Cirurgia: é o método de tratamento escolhido apenas para os casos mais graves de hérnia de disco, quando o tratamento conservador não teve eficácia. A cirurgia remove o tecido danificado e pode ser realizada de forma aberta (tradicional), por meio de endoscopia da coluna ou por rizotomia por radiofrequência.
Qual profissional procurar?
A presença de qualquer sintoma da hérnia de disco — dor nas costas, que pode irradiar para ombros, costelas, braços ou pernas — deve ser o suficiente para que um médico especialista em coluna seja consultado. Assim, é possível fazer o diagnóstico correto do problema, seja qual for, e estabelecer o melhor método de tratamento o mais rápido possível.
Sejam quais forem as causas da hérnia de disco, um tratamento correto, precoce e realizado com a supervisão de um médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna é capaz de estabelecer uma melhora significativa dos sintomas, devolvendo ao indivíduo a sua qualidade de vida.
Agende sua consulta e entenda mais sobre o assunto com o neurocirurgião da coluna vertebral Dr. Lucas Vasconcellos.
Fontes: