Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os problemas tratados pela estimulação medular?

Homem realizando estimulação medular nas costas.
Imagem: Shutterstock

17 abril, 2024

Por:

3 min. de leitura

Metodologia terapêutica é indicada principalmente para casos de dor crônica neuropática que não apresentam resposta efetiva a tratamentos convencionais

A estimulação medular é uma técnica de neuromodulação que consiste na implantação de um eletrodo que transmite corrente elétrica à medula. Os estímulos elétricos transmitidos por este dispositivo causam um formigamento na área de tratamento, inibindo a transmissão dos sinais de dor e aliviando o desconforto sentido pelo paciente.

Realize a técnica de estimulação medular!

Também chamada de terapia de neuroestimulação medular, esta técnica modula a forma como a dor é percebida pelo cérebro do paciente, ajudando a controlar este sintoma. Os principais problemas tratados pela estimulação medular estão relacionados a doenças que causam dor neuropática crônica, sendo essa uma metodologia indicada principalmente para casos em que os recursos convencionais não estão trazendo resultados efetivos.

Saiba mais sobre os problemas tratados pela estimulação medular a seguir!

Principais problemas tratados pela estimulação medular

A dor crônica neuropática é um sintoma que se caracteriza por dor persistente e que pode se tornar debilitante. Este problema pode ser causado por lesões ou disfunções no sistema nervoso, podendo estar associado a alguns dos problemas tratados pela estimulação medular, como:

Síndrome de dor complexa regional

Dor neuropática que se desenvolve após lesão, cirurgia, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. A causa exata da dor regional é desconhecida, mas pode envolver inflamação anormal ou disfunção dos nervos.

Síndrome pós-laminectomia

Trata-se de um quadro de dor que persiste após uma cirurgia de descompressão da coluna vertebral (laminectomia). Existem muitas razões pelas quais a intervenção pode não funcionar conforme o esperado, e o tratamento para a condição depende diretamente das características da dor e do paciente.

A síndrome está entre os problemas tratados pela estimulação medular justamente porque a técnica pode ajudar no controle dos sinais de dor, aliviando assim o sintoma crônico sentido pelo paciente que se submeteu à cirurgia de coluna.

Alterações relacionadas a quadros vasculares

Alguns distúrbios vasculares, como isquemia periférica ou insuficiência arterial, podem levar a quadros de dor crônica. Esses casos também se enquadram entre os problemas tratados pela estimulação medular.

Vale lembrar que apenas o diagnóstico de algum dos problemas tratados pela estimulação medular e a presença de dor crônica neuropática não são suficientes para que esta abordagem terapêutica seja indicada. Esta é uma metodologia que envolve a implantação de um dispositivo elétrico no corpo do paciente; é necessário que o indivíduo esteja em condições de saúde adequadas para se submeter ao procedimento.

Quais são os benefícios da estimulação medular?

A estimulação medular pode oferecer diversos benefícios ao paciente que sofre de dor crônica, tais como:

• Redução e controle dos sintomas de dor;
  • Melhora significativa da qualidade de vida e bem-estar geral;
  • Redução da necessidade de administrar medicamentos para controle da dor;
  • Melhora da capacidade funcional do indivíduo;
  • Maior disposição do paciente para realizar suas atividades diárias.

Qual profissional procurar para a realização da estimulação medular?

Para a realização da estimulação medular, o ideal é procurar um neurocirurgião especializado em coluna vertebral, uma vez que esse profissional possui conhecimento específico na avaliação, diagnóstico e tratamento de condições que afetam a coluna vertebral e o sistema nervoso relacionado. Este profissional é treinado para realizar procedimentos cirúrgicos na coluna vertebral, incluindo a implantação de dispositivos para estimulação medular.

O Dr. Lucas Vasconcellos é médico especializado em neurocirurgia e cirurgia de coluna, com ampla experiência em metodologias minimamente invasivas e cirurgia robótica de coluna. As abordagens terapêuticas conduzidas pelo profissional incluem a realização da cirurgia de implantação do eletrodo utilizado na estimulação medular.

Para saber mais a respeito dos problemas tratados pela estimulação medular e descobrir se esta metodologia é indicada para seu caso, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Fontes:

Portal PebMed;