Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Lesões na coluna durante a prática esportiva

Imagem de um homem com dor na coluna
Imagem: Shutterstock

1 novembro, 2023

Por:

4 min. de leitura

Movimentos repetitivos em excesso ou executados de forma inadequada podem provocar lesões na coluna durante a prática esportiva

Sem dúvidas, a prática de esportes faz muito bem para a saúde por fortalecer ossos e músculos, melhorar o condicionamento físico, a saúde mental, entre outros benefícios. Mas como muitas modalidades envolvem atividades de impacto e de repetição, os atletas estão sujeitos a lesões na coluna durante a prática esportiva.

O percentual de lesões na coluna durante a prática esportiva varia de 10 a 15% entre os atletas de alto rendimento, mas algumas atividades que exigem maior sobrecarga podem aumentar esses números. Essas lesões podem ser classificadas em lesões agudas e de sobrecarga.

Os esportes de contato podem causar desde lesões em tecidos moles (as mais comuns), como distensões musculares e ligamentares, até fraturas. Atletas de modalidades como tênis e natação, que geram movimentos repetitivos de extensão, flexão e rotação de tronco, por exemplo, correm maior risco de sofrer com lesões por sobrecarga.

Eentre em contato agora mesmo e trate as lesões na coluna

Esportes que podem impactar a coluna

Atletas profissionais e amadores podem sofrer com lesões na coluna durante a prática esportiva, seja por conta da falta de alongamento, seja pela execução dos movimentos de forma inadequada ou por estarem expostos a uma carga excessiva.

Não são apenas esportes que geram atividades de impacto e contato, como futebol, basquete e vôlei, que podem causar lesões. Esportes que exigem repetição dos movimentos podem prejudicar a coluna quando não são executados da maneira correta. Isso sem contar que os impactos, quedas e excesso de força podem causar lesões na coluna durante a prática esportiva de:

• Tênis;
  • Futebol;
  • Basquete;
  • Vôlei;
  • Luta;
  • Natação;
  • Corrida;
  • Hipismo;
  • Levantamento de peso.

Problemas na coluna pela prática indevida de esportes

Entender quais são as lesões na coluna durante a prática esportiva e como elas acontecem é importante para sua prevenção, seja você um atleta profissional ou amador. As principais são:

Hérnia de disco

Ocorre quando o núcleo do disco intervertebral vaza por conta de desgaste ou deslocamento, comprimindo as raízes nervosas e causando dores ao paciente. A hérnia de disco pode acontecer em atletas que utilizam muita força, como levantamento de peso ou musculação, e nos que praticam atividades com salto, rotação e flexão da coluna.

Espondilólise e espondilolistese

A espondilólise é um defeito na vértebra, mas essa alteração pode favorecer o desenvolvimento da espondilolistese, o escorregamento posterior ou anterior de uma vértebra sobre a outra, principalmente em praticantes de esportes que exigem movimentos de flexão, hiperextensão repetida e rotação, como luta, tênis e ginástica.

Entorses e distensões musculares

Entre as lesões na coluna durante a prática esportiva com maior incidência em atletas, estão as lesões em tecidos moles, que causam dor na musculatura lombar. As contusões, entorses e distensões estão associadas à sobrecarga na coluna e a movimentos de flexão e torção.

Artrite facetária

O desgaste das vértebras que formam a articulação facetária pode causar dores e rigidez na coluna. Essa condição pode ser gerada por causa dos movimentos repetidos de rotação ou hiperextensão em praticantes de tênis, vôlei e levantamento de peso.

Fraturas

As fraturas são lesões na coluna durante a prática esportiva de maior risco, pois podem causar até danos neurológicos em casos mais graves. Praticantes de modalidades que estão sujeitos a grandes quedas, como esqui e mountain bike, podem sofrer com fraturas.

Eentre em contato agora mesmo e trate as lesões na coluna

Como tratar os problemas na coluna?

As lesões na coluna durante a prática esportiva e outros problemas que acometem a região podem ser tratados de diferentes formas, tudo vai depender da gravidade e dos motivos que geraram o problema.

Casos mais leves podem ser resolvidos com terapias conservadoras, tais como repouso, medicamentos, infiltração, sessões de fisioterapia e reeducação postural. Nas situações em que essas metodologias não são capazes de melhorar os sintomas do paciente, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Qual profissional trata os problemas na coluna?

Os problemas da coluna podem ser tratados por um médico ortopedista ou neurocirurgião, pois ambos estão capacitados a diagnosticar e tratar as lesões e doenças da coluna vertebral.

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião da coluna vertebral com especialização em cirurgia da coluna e cirurgia minimamente invasiva. Ele possui ampla experiência para lidar com lesões na coluna durante a prática esportiva e outras alterações na região.

Entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Fontes:

Dr. Lucas Vasconcellos