A cirurgia robótica de coluna alia precisão tecnológica a cuidados especializados para proporcionar recuperação mais rápida e eficiente
A cirurgia robótica da coluna é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza um sistema robótico para auxiliar o cirurgião na realização do procedimento. O sistema robótico permite que o especialista execute movimentos mais precisos e delicados de maneira segura, com visualização em tempo real das estruturas que estão sendo operadas.
Saiba mais sobre esse procedimento e descubra a indicação para a cirurgia robótica da coluna.
Quero saber mais sobre a cirurgia robótica da coluna!
Quando há indicação para a cirurgia robótica da coluna?
A indicação para a cirurgia robótica da coluna pode ser feita em casos de:
Fusão espinhal
A fusão espinhal é um procedimento cirúrgico que funde duas ou mais vértebras para estabilizar a coluna, sendo indicada para tratar casos de hérnia de disco, estenose do canal espinhal, instabilidade espinhal e fraturas vertebrais.
Bloqueio anestésico para controle da dor
Este é um procedimento no qual um medicamento anestésico é injetado na coluna do paciente, com o intuito de aliviar a dor sentida por ele. A indicação para a cirurgia robótica da coluna, no caso da realização de bloqueio anestésico, pode ser feita para reduzir a dor em casos de hérnia de disco, estenose do canal medular e outras condições que causam desconforto na coluna.
Correção de deformidades da coluna vertebral
Outra indicação para a cirurgia robótica da coluna é para os casos de cirurgia para correção de deformidade na coluna vertebral, uma intervenção que pode tratar curvaturas anormais e deformidades, como escoliose, cifose e lordose.
Descompressão minimamente invasiva
A descompressão minimamente invasiva é um procedimento cirúrgico que remove a pressão sobre os nervos da coluna. A indicação para a cirurgia robótica da coluna, nesses casos, é realizada para o tratamento de hérnia de disco, estenose do canal espinhal e outras condições que comprimem os nervos espinhais.
Ressecção de tumores de coluna
Outro procedimento em que pode ocorrer a indicação para a cirurgia robótica é para a ressecção de tumores espinhais. Essa é uma intervenção que pode ser realizada em caso de tumores benignos ou malignos.
Cirurgias de revisão
Outra indicação para a cirurgia robótica da coluna é nos casos em que é necessária uma intervenção de revisão para corrigir complicações resultantes de cirurgias anteriores para o tratamento de condições, como espondilolistese, estenose, fraturas vertebrais ou osteomielite.
Entre em contato para realizar sua cirurgia robótica da coluna!
Benefícios da cirurgia robótica
A indicação para a cirurgia robótica da coluna permite a realização de operações complexas, porém delicadas, de maneira minimamente invasiva e com uma visualização ampliada das estruturas da coluna. Assim, a intervenção é executada de maneira controlada e com alta precisão, trazendo inúmeros benefícios como:
- Maior precisão na execução de movimentos, o que pode reduzir o risco de complicações cirúrgicas;
- Menor perda de sangue (em comparação com a técnica aberta ou laparoscópica);
- Menos dor no pós-operatório;
- Menor tempo de internação;
- Retorno mais rápido às atividades diárias de rotina;
- Cicatrizes menores;
- Menores taxas de complicações.
Como escolher o profissional para a realização do procedimento
O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião com especialização em Cirurgia da Coluna e Cirurgia Minimamente Invasiva, e possui ampla experiência no tratamento das diversas condições que acometem a coluna. O trabalho do profissional prioriza sempre o atendimento de alto nível, de modo a respeitar as necessidades individuais de cada paciente.
Para saber mais sobre o assunto, agende sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Neurocirurgia
Sociedade Brasileira de Coluna