implante intraSPINE

imagem ilustrativa

14 junho, 2023

Dispositivo é indicado para tratar condições que causam dor lombar crônica, trazendo inúmeros benefícios ao paciente

O implante intraSPINE é um sistema de estabilização dinâmica que foi especialmente projetado para o tratamento de dor lombar crônica causada principalmente por doenças degenerativas do disco. O dispositivo é feito de dimetil siloxano, um polímero de silicone que se destaca por apresentar baixa toxicidade e por ser biocompatível ao corpo humano.

Ao contrário dos demais implantes vertebrais interespinhosos, a instalação do implante intraSPINE é feita em uma posição mais próxima do eixo instantâneo de rotação, conferindo diversas vantagens mecânicas ao paciente. Com este tipo de dispositivo, é possível aliviar os desconfortos sentidos nas articulações facetárias, sem comprometer o movimento e o equilíbrio do paciente.

Quando o implante intraSPINE é indicado?

O implante intraSPINE é um dispositivo indicado para:

• Dor lombar crônica com síndrome facetária;
  • Estenose de canal;
  • Evitar colapso do disco após herniectomia;
  • Insuficiência de complexo fibroso supraespinhoso.

Diversas condições e alterações podem levar à necessidade de utilizar o implante intraSPINE, as principais delas são:

Síndrome de faceta artropática

Esta é uma patologia em que as pequenas articulações localizadas na parte de trás da coluna vertebral, chamadas facetas, apresentam desgaste, inflamação ou danos, causando dor crônica nas costas. O tratamento para esta condição pode incluir uso de medicamentos, terapias físicas, bloquei facetário e cirurgia para colocação de implante intraSPINE.

Estenose foraminária

Caracterizada pelo estreitamento das aberturas de uma vértebra, esta condição leva à compressão de raízes nervosas que saem da coluna vertebral, causando sintomas de dor, formigamento ou fraqueza muscular. O tratamento desta alteração pode depender de suas causas e dos sintomas apresentados.

Discopatia degenerativa

Doença progressiva em que os discos intervertebrais da coluna se desgastam e perdem sua capacidade de amortecimento, a discopatia degenerativa causa dores nas costas, rigidez e perda de flexibilidade. O tratamento para esta condição é inicialmente conservador, com fisioterapia, uso de medicamentos para aliviar a dor e fortalecimento, mas também pode ser recomendada a cirurgia e utilização do implante intraSPINE.

Insuficiência do ligamento intervertebral

Condição em que os ligamentos que conectam as vértebras se tornam fracos ou se rompem, podendo levar ao deslocamento das vértebras e causar dor nas costas, além de rigidez, espasmos musculares e outros desconfortos.

Assim como a maioria das condições que afetam a coluna, o tratamento para insuficiência do ligamento intervertebral é inicialmente conservador, mas pode ser necessária a realização de uma cirurgia para reparar os ligamentos e instalar um implante intraSPINE.

Vantagens do implante intraSPINE

Entre as principais vantagens do implante intraSPINE, estão:

• Preservação dos movimentos;
  • Alívio da dor crônica;
  • Procedimento rápido e considerado simples;
  • Possibilidade de implantação por meio de cirurgia minimamente invasiva;
  • Produto biocompatível, que oferece chances mínimas de rejeição;
  • Melhora da qualidade de vida e bem-estar do paciente.

Vale lembrar, entretanto, que é sempre necessário passar por uma avaliação individualizada para diagnóstico da condição que está causando dores nas costas e identificação do melhor tratamento para cada caso. Embora o uso do implante intraSPINE seja bastante seguro e eficaz para muitos casos, o acompanhamento especializado é sempre necessário.

Qual profissional realiza o procedimento com o implante intraSPINE?

Uma vez que a coluna vertebral é uma estrutura delicada e repleta de terminações nervosas, o ideal é que a colocação do implante intraSPINE seja realizada por um neurocirurgião especializado em coluna. O Dr. Lucas Vasconcellos é um profissional que acumula aprofundada experiência neste tipo de intervenção, e atua sempre com o apoio de tecnologias de ponta, aliando seu conhecimento aos mais modernos avanços da medicina.

O Dr. Lucas Vasconcellos possui, ainda, amplo conhecimento em cirurgias minimamente invasivas, incluindo intervenções robóticas.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Cousin Biotech;

Good clinical Practice.