Estreitamento do canal da medula espinhal pode causar dor nas costas e outros sintomas
Estenose é o nome dado ao estreitamento do canal da medula espinhal, que comprime tanto a medula em si quanto os nervos que partem dela. Quando essa condição ocorre na região mais baixa da coluna vertebral, é chamada da estenose lombar.
A principal forma como a estenose lombar ocorre é a partir do espessamento ósseo ou dos ligamentos da coluna vertebral, o que faz com que o diâmetro do canal da medula diminua.
Quais as principais causas da estenose lombar?
As principais causas da estenose lombar são:
- Doenças degenerativas da coluna, como a artrose;
- Degeneração do disco ou hérnias;
- Espondilite anquilosante;
- Espondilolistese;
- Lesões na coluna vertebral causadas por traumas ou outras doenças.
Como essas doenças são mais comuns em pessoas com mais de 50 anos, esses indivíduos são os que mais são diagnosticados com estenose lombar. No entanto, existem casos mais raros em que a estenose é primária, ou seja, causada por problemas na formação fetal da coluna vertebral.
Principais sintomas da estenose lombar
A dor é o principal sintoma da estenose lombar. Ela pode se manifestar das seguintes maneiras:
- Dor lombar constante que pode irradiar para as nádegas ou pernas;
- Dor que começa nas pernas e se irradia para a lombar;
- Dor que piora ao endireitar as costas e melhora ao flexioná-las;
- Dor ciática.
Além da dor, os pacientes com estenose da coluna lombar podem apresentar uma condição chamada claudicação neurogênica nos membros inferiores, que se caracteriza pela presença de sintomas como formigamento, fraqueza e cansaço, principalmente após andar ou fazer atividades físicas.
Outros sintomas neurológicos da estenose lombar são os que caracterizam a síndrome da cauda equina. Nessa condição, além da dor e do desconforto, ocorre ainda a perda dos controles da bexiga e do intestino, além da paralisação de uma das pernas. Nesse caso, o tratamento médico deve ser imediato.
Quando devo procurar ajuda médica?
Uma das principais características da estenose lombar é seu caráter progressivo. Por isso, à medida que a doença progride, os sintomas e complicações também pioram. Sendo assim, é extremamente importante procurar atendimento médico assim que os primeiros sintomas surgirem.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico da estenose lombar consiste, basicamente, em avaliação médica dos sintomas e exames de imagem. Na avaliação dos sintomas e da história clínica do paciente, pode haver a suspeita de estenose, ainda que muitos sinais possam indicar, também, outras doenças da coluna.
Por esse motivo, exames de imagem podem ser importantes, como a tomografia e a ressonância magnética, que são capazes de identificar não somente o estreitamento do canal da medula, como a extensão do problema e até mesmo o fator causador, quando este ainda não tiver sido diagnosticado.
Além disso, exames neurológicos como a eletromiografia podem ser realizados para avaliar o quanto a estenose lombar está afetando o funcionamento correto dos nervos que partem da medula espinhal.
Opções de tratamento para estenose lombar
A principal finalidade do tratamento da estenose lombar é o alívio dos sintomas. O uso de medicamentos e tratamentos injetáveis para aliviar as dores pode ser indicado em conjunto com sessões de fisioterapia para melhorar a amplitude dos movimentos e buscar a descompressão dos nervos.
Mudança de hábitos, como a postura e a posição para dormir, também pode ser adotada com o intuito de aliviar as dores no cotidiano. No entanto, casos mais graves que não são resolvidos com medidas conservadoras ou que tenham complicações como sintomas neurológicos graves podem necessitar de cirurgia.
Cirurgia
A cirurgia como tratamento da estenose tem como principal finalidade a descompressão do canal medular para liberar os nervos afetados pela condição.
O procedimento mais realizado nesses casos é a laminectomia, que consiste na remoção da lâmina, que é o segmento posterior da vértebra. Assim, é possível acessar as estruturas mais internas e realizar a descompressão dos nervos.
A estenose lombar tem cura?
Com os tratamentos corretos, é possível reverter o quadro de estenose lombar com sucesso. Assim, o paciente consegue retomar a vida sem os sintomas incômodos da condição. No entanto, dependendo das causas, o problema pode voltar futuramente.
Por isso, é importante associar o tratamento da estenose com o tratamento de seus fatores causadores. Assim, é possível prevenir com mais eficácia o retorno do problema.
Se você tem sintomas que podem indicar estenose ou outros problemas da coluna, entre em contato com o Dr. Lucas Vasconcellos e agende já uma consulta.
Fontes: