Desgaste dos discos intervertebrais pode causar dor e limitação dos movimentos do paciente
A hérnia de disco é um dos tipos mais comuns de lesão na coluna, afetando oito a cada dez pessoas em algum momento da vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O problema acomete os discos intervertebrais, estruturas fibrosas e cartilaginosas que amortecem a movimentação dos ossos e evitam o atrito entre as vértebras, protegendo a coluna vertebral. As dores causadas pela hérnia de disco podem ser bem intensas e incapacitantes, além de causarem outros sintomas que podem limitar significativamente a mobilidade e a qualidade de vida do indivíduo.
Saiba mais sobre as dores causadas pela hérnia de disco e o que fazer caso você se enquadre nos 80% da população que sofre com a condição.
Conte com um especialista para tratar a hérnia de disco
O que é hérnia de disco?
Para entender melhor como são as dores causadas pela hérnia de disco, primeiramente é preciso saber do que se trata essa condição. A hérnia de disco é o desgaste dos discos intervertebrais, que se expandem, podendo haver o extravasamento (ou não) do seu núcleo pulposo para fora da sua posição original.
Isso causa uma protuberância que comprime as raízes nervosas da região e causa dores, sintomas incômodos e até complicações neurológicas graves, dependendo da localização e gravidade da hérnia.
Apesar de as dores causadas pela hérnia de disco serem mais comuns na região lombar, essa alteração também pode afetar outras regiões da coluna, como a torácica e cervical.
Quais são as principais causas de hérnia de disco?
O enfraquecimento e consequente rompimento da camada externa do disco intervertebral pode ocorrer devido ao processo natural de envelhecimento ou ser provocado por diferentes causas, que incluem:
- Traumas e acidentes na região da coluna;
- Má postura que sobrecarrega a estrutura da coluna;
- Sobrepeso;
- Predisposição genética;
- Ter o costume de carregar peso em excesso;
- Falta de cuidados com a coluna ao praticar exercícios físicos de forma inadequada, por exemplo.
Como é o dia a dia de quem tem hérnia de disco?
O sintoma mais frequente da hérnia de disco é a dor que pode se manifestar de diferentes intensidades, principalmente na região da coluna onde houve o desgaste do disco. As dores causadas pela hérnia de disco na coluna lombar, por exemplo, podem irradiar para as pernas e pés e provocar redução de força e dormência nos membros inferiores.
Já as dores causadas pela hérnia de disco na coluna cervical podem irradiar para ombros, braços, mãos e dedos; enquanto uma hérnia na região torácica, por sua vez, pode causar até mesmo dificuldades para segurar a urina e dor irradiada para as costelas.
Como pudemos notar, o dia a dia de quem tem hérnia de disco é bem difícil, por causa das dores incapacitantes e limitações de mobilidade que afetam consideravelmente a qualidade de vida do paciente.
Sintomas causados pela hérnia de disco que requerem mais atenção
Assim como qualquer outra condição, a hérnia de disco pode se agravar, quando não tratada corretamente, e prejudicar ainda mais a qualidade de vida do indivíduo. Sendo assim, os sintomas listados abaixo indicam que o problema pode ter uma gravidade maior, pois houve comprometimento dos nervos. São estes:
- Sintomas que duram mais que 15 dias;
- Dor com irradiação para pernas e braços;
- Formigamento nos braços ou mãos;
- Perda de força e sensibilidade;
- Dificuldade de movimentação de braços, pernas e pescoço.
Agende uma consulta para melhorar sua qualidade de vida
Como minimizar as dores causadas pela hérnia de disco?
A boa notícia é que a maioria dos casos pode ser tratada com medidas conservadoras, que incluem o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia e repouso. Além disso, algumas recomendações para aliviar as dores causadas pela hérnia de disco são:
Fazer atividades físicas
A indicação da prática de atividade física depende da gravidade do quadro de hérnia de disco apresentado pelo paciente. Desse modo, quando orientado por um profissional, atividades, como caminhadas, natação, ciclismo e Pilates, são capazes de promover um fortalecimento muscular e melhorar os sintomas.
Alongar-se ao acordar
Os alongamentos melhoram a flexibilidade da coluna, o que diminui as dores causadas pela hérnia de disco, além de serem imprescindíveis para evitar lesões e impactos durante a prática de atividade física.
Como é a cirurgia de hérnia de disco?
A cirurgia só é indicada para casos mais graves e específicos quando as medidas conservadoras não mostram efeito positivo no controle dos sintomas da hérnia de disco. O objetivo do procedimento é remover o tecido danificado para aliviar a pressão nos nervos e devolver a qualidade de vida ao paciente.
A cirurgia pode ser feita por endoscopia, técnica minimamente invasiva que proporciona uma rápida recuperação ao paciente, que recebe alta em menos de 24 horas e já pode retomar suas atividades de rotina.
Outra opção é a rizotomia por radiofrequência, método seguro e minimamente invasivo que promove uma lesão térmica no nervo afetado para eliminar as dores causadas pela hérnia de disco.
Procedimento minimamente invasivo com o Dr. Lucas Vasconcellos
O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião especializado em Cirurgia da Coluna, além de possuir especialização em Cirurgia Endoscópica e Minimamente Invasiva, realizada na Alemanha, sendo um profissional capacitado para tratar a hérnia de disco e outras alterações na coluna.
Entre em contato com o Dr. Lucas Vasconcellos e agende uma consulta.
Fontes: