Problema na coluna em atividades domésticas

6 dezembro, 2023

Para evitar problemas na coluna, alguns cuidados são essenciais na prática de atividades domésticas

Problemas na coluna em atividades domésticas são bastante frequentes.  Isso porque algumas ações exigem esforços físicos repetitivos que, muitas vezes, são realizados com posturas inadequadas. A falta de consciência sobre a ergonomia e a segurança no trabalho doméstico pode levar a uma série de complicações musculoesqueléticas, principalmente nessa região.

Para minimizar os problemas na coluna em atividades domésticas é necessária uma abordagem consciente da ergonomia nesse ambiente, incluindo a adoção de posturas corretas, o uso de equipamentos apropriados, a implementação de pausas regulares durante o trabalho e o treinamento sobre os riscos associados a essas atividades.

Entre em contato e marque sua consulta

Cuidados com a coluna nas tarefas domésticas

Existem alguns cuidados específicos que sempre devem ser considerados para evitar problemas na coluna em atividades domésticas. Alguns deles são:

• Evitar movimentos repetitivos: os movimentos repetitivos podem causar estresse excessivo na coluna vertebral, resultando em dores crônicas e danos a longo prazo. É importante variar as atividades para evitar a sobrecarga repetitiva em áreas específicas da coluna.
  • Utilizar posturas adequadas: manter uma postura adequada é essencial para evitar problemas na coluna em atividades domésticas. A adoção de posturas ergonômicas reduz a pressão sobre os discos intervertebrais e minimiza o risco de lesões na região, ajudando a preservar a saúde a longo prazo.
  • Usar ferramentas e equipamentos apropriados: o uso de ferramentas e equipamentos adequados, como vassouras e rodos com cabos ajustados à altura dos ombros, contribui para manter a postura ereta e diminuir as chances de acontecerem problemas na coluna em atividades domésticas.
  • Realizar pausas regulares e alternar entre diferentes atividades: isso ajuda a aliviar a tensão nos músculos e a prevenir a fadiga. Essas pausas também permitem a recuperação muscular e ajudam a evitar a exaustão prolongada que pode causar danos à coluna.
  • Entender os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs): compreender os DORTs é essencial para saber tudo sobre os problemas na coluna em atividades domésticas. É possível implementar técnicas apropriadas a fim de proteger a região durante essas tarefas.

Problemas na coluna causados pelas atividades domésticas

Hérnia de disco

A hérnia de disco pode resultar de movimentos repetitivos inadequados ou posturas incorretas durante as tarefas domésticas. Ela pode surgir quando o material gelatinoso dentro do disco intervertebral se projeta para fora, pressionando os nervos ao redor da coluna e causando dor intensa.

Lesão por esforço repetitivo

A lesão por esforço repetitivo é uma condição que pode afetar a coluna devido à realização contínua de movimentos repetitivos durante as atividades domésticas. Esses movimentos podem causar danos nos músculos, tendões e nervos, resultando em inflamação e dor crônica na região afetada.

Lombalgia

A lombalgia pode ser desencadeada por posturas inadequadas, levantamento de peso de maneira incorreta e falta de pausas regulares durante o trabalho. Essa condição pode resultar em dores agudas ou crônicas na região lombar, afetando significativamente a qualidade de vida.

Entre em contato e marque sua consulta

Tratamento para os problemas na coluna

O tratamento de problemas na coluna vertebral é necessário para aliviar o desconforto dos pacientes. Isso pode incluir:

• Medicação para aliviar a dor;
  • Fisioterapia com exercícios para fortalecer os músculos das costas;
  • Quiropraxia (ou osteopatia) para realinhar a coluna;
  • Terapias não invasivas, como o uso de calor e massagem;
  • Cirurgias, em casos mais graves.

O Dr. Lucas Vasconcellos, neurocirurgião especializado em cirurgia da coluna, é referência por suas habilidades nesse âmbito. Sua formação em instituições de renome, como a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e sua especialização na Cleveland Clinic Foundation, evidenciam sua competência e compromisso com a excelência no tratamento de condições neurológicas.

Agende já sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)

Revista Médica de Minas Gerais (RMMG)