Benefícios da artroplastia lombar

imagem ilustrativa

10 janeiro, 2024

Cirurgia utiliza uma prótese para a substituição do disco intervertebral danificado

Os discos intervertebrais são estruturas constituídas por tecido cartilaginoso e elástico que têm a função de evitar o atrito entre os ossos da coluna e amortecer os impactos. Como nossa coluna está sob constante esforço e sobrecarga, é normal ocorrer o processo de desgaste desses discos, a chamada degeneração discal.

A deterioração dos discos intervertebrais pode levar a uma série de condições que causam dor e limitações às atividades de rotina do paciente. Nos casos em que as terapias conservadoras não são capazes de aliviar o desconforto sentido pelo paciente, o médico pode indicar a artroplastia lombar para tratar as doenças degenerativas discais.

O procedimento consiste na substituição do disco intervertebral desgastado por uma prótese, com o objetivo de restaurar a função amortecedora dessa estrutura. Além de preservar a mobilidade da coluna, existem outros benefícios da artroplastia lombar, que vamos conhecer ao longo deste conteúdo. Acompanhe!

Entre em contato para realizar sua artroplastia lombar

Como é feita a artroplastia lombar?

A cirurgia para a substituição do disco intervertebral pode ser feita de maneira aberta (convencional) ou de modo minimamente invasivo. Atualmente, os métodos pouco invasivos são preferíveis por proporcionar um pós-operatório mais tranquilo, mas essa é uma decisão individual, que leva em conta as particularidades de cada paciente.

Na cirurgia aberta, é feita uma incisão no abdômen, que pode ser transversal ou longitudinal, dependendo da anatomia do paciente. O cirurgião remove o disco danificado e faz a descompressão dos nervos, caso eles estejam pinçados. Por fim, ele coloca o disco artificial entre as vértebras, reposiciona os órgãos e fecha a incisão.

Na artroplastia lombar minimamente invasiva, são feitas pequenas incisões para inserir os instrumentos cirúrgicos necessários para fazer a operação. Vale dizer que ambos os procedimentos são feitos com anestesia geral.

Benefícios da artroplastia lombar

Um dos principais benefícios da artroplastia lombar é corrigir as deformidades e aliviar as dores na coluna sem comprometer sua mobilidade natural. Ao contrário da artrodese, que promove a fusão cirúrgica permanente de duas ou mais vértebras, a artroplastia substitui o disco lesionado e mantém as vértebras separadas, preservando a movimentação entre os ossos.

Outros benefícios da artroplastia lombar que merecem ser citados são:

• Ela é uma técnica cirúrgica moderna com baixo risco de complicações;
  • A prótese possui um núcleo elástico e fibroso com resistência idêntica à do disco natural;
  • Previne o desgaste da coluna sem comprometer a movimentação;
  • Promove estabilização mecânica da coluna lombar;
  • Tem recuperação rápida e pós-operatório menos doloroso, principalmente no caso de artroplastia minimamente invasiva.

Entre em contato para realizar sua artroplastia lombar

Quando o procedimento é indicado?

Pacientes mais jovens podem experimentar os benefícios da artroplastia lombar, já que o procedimento é indicado para pessoas mais novas e atletas que sofrem de lombalgia e ciatalgia, apresentando pouca artrose da coluna lombar.

A substituição cirúrgica do disco intervertebral é recomendada para pacientes que atendem aos seguintes critérios:

• Não ter escoliose ou outra deformidade da coluna vertebral;
  • Não estar muito acima do peso;
  • Não ter histórico de cirurgia na coluna;
  • Apresentar dor nas costas em decorrência de lesões de apenas 1 ou 2 discos da coluna.

Qual profissional realiza a artroplastia lombar?

Como pudemos ver, os benefícios da artroplastia lombar são diversos, mas o sucesso da cirurgia depende dos cuidados pré e pós-operatórios e da capacidade e conhecimento do cirurgião para executar o procedimento.

O neurocirurgião é um profissional totalmente capacitado para executar esse tipo de cirurgia por conhecer toda a anatomia da região, inclusive o sistema nervoso central e o periférico, que se estende ao longo de toda a coluna vertebral.

O Dr. Lucas Vasconcellos é neurocirurgião especializado em cirurgias da coluna com conhecimento em diferentes técnicas minimamente invasivas para tratar doenças e deformidades que atingem essa estrutura.

Para saber mais sobre os benefícios da artroplastia lombar, entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Lucas Vasconcellos.

Dr. Lucas Vasconcellos

Sociedade Brasileira de Coluna